Você é usuário de um smartphone Android? Se sim, então é melhor começar a se prevenir: um novo malware surgiu na Internet com o poder de infectar até 75% de todos os smartphones Android do mercado.
A empresa de segurança difital Check Point analisou vários dados dos seus clientes e descobriu a existência de um novo malware no mercado, capaz de infectar todos os dispositivos Android e fazer diversos danos ao seus usuários.
O malware é apelidado de Gooligan e se esconde nos aplicativos baixados na Play Store, além de também poder entrar no sistema do seu aparelho através de links maliciosos na Internet.
Depois de baixado para o smartphone, o Gooligan acessa todos os dados de aplicativos do Google no seu celular, como o Google Drive, Gmail ou Google Photos. Como dá para ver, o risco é enorme!
Com posse do seu Gmail, o malware pode ler todas as suas mensagens e até mesmo fazer um backup delas para usos malignos contra você. Com acesso ao Google Photos, é possível roubar todas as fotos do seu celular, assim como é possível acessar todos os arquivos do seu Google Drive.
Além disso, o malware tem um segundo objetivo: atuar na própria Play Store. Ele faz com que a sua conta compre vários aplicativos na Google Play (dando o lucro para os hackers por trás da sua criação, claro) e comentam usando o nome do dono da conta.
Os dipositivos mais vulneráveis ao Gooligan são aqueles que usam as versões 4 e 5 do Android, cerca de 75% de todos os aparelhos Android do mundo.
Se você tem um aparelho Android e quer saber se foi infectado pelo Gooligan, não precisa se preocupar. Existe uma maneira muito fácil de verificar se o seu aparelho está seguro.
Como o malware utiliza o e-mail da sua conta do Google para interceptar seus dados, basta você clicar aqui e digitar sua senha no na ferramenta desenvolvida pela Check Point. Eles vão analisar se seu e-mail está seguro e, por consequência, se seu smartphone também está.
Muito simples, não é mesmo? E aí, você foi infectado pelo Gooligan, o malware do Android?