Você sempre quis aprender programação e nunca soube como? Sem dúvidas que saber como programar em várias linguagens diferentes é um conhecimento essencial para o mercado de trabalho do futuro e muitas áreas, especialmente as ligadas a tecnologia, podem se beneficiar desse tipo de conhecimento e capacidade.
No momento, existem várias iniciativas que visam ensinar as crianças a programar com jogos e outras atividades lúdicas.
A ideia é atrair as crianças para um ambiente de programação bem cedo e fazer com que elas gostem daquilo, para se dedicarem à área no futuro.
Porém, para adultos, não existe a mesma oferta de conteúdo lúdico e quem quer aprender a programar depois de crescido precisa se contentar com as aulas e cursos especializados no assunto.
Porém, agora a Google resolveu entrar na história e solucionar esse problema.
A maior empresa de tecnologia do mundo desenvolveu um aplicativo que funciona como um game e ajudará adultos a entrar na área de programação.
Intitulado Grasshopper (em tradução literal seria Gafanhoto, mas também um nome em homenagem a Grace Hopper, uma pioneira da ciência da computação) o game ensina conceitos básicos de JavaScript para os usuários.
Seu funcionamento é relativamente parecido com aplicativos como Duolingo e Memrise, que servem para ensinar idiomas para as pessoas.
Nele, o jogador começa a aprender os princípios básicos da programação e do JavaScript e começa a avançar de nível, como em um RPG, resolvendo problemas cada vez mais difíceis e com correções em tempo real pelo aplicativo.
Quando o jogo é "zerado", ou seja, o jogador passa por todos os níveis, ele deverá ser capaz de criar animações simples no JavaScript.
A ideia da Google é que novos cursos sejam lançados no Grasshopper nos próximos meses, com o aplicativo constituindo uma excelente plataforma para aprendizado de programação, tanto JavaScript como outras linguagens sobre o assunto.
Para os interessados, o Grasshopper está disponível de forma gratuita para o Android e o iOS em nosso site.
E aí, gostou da novidade? Quer aprender a programar com essa nova iniciativa do Google?