Você tem crianças pequenas por perto? É comum que os pais não deixem os filhos usarem tablets ou smartphones.
Além de poder causar hiperatividade na criança, os displays desses dispositivos podem causar danos aos olhos dos mais novos, ainda não totalmente formados.
Porém, um novo estudo do Instituto de Internet de Oxford mostrou que talvez as coisas não funcionem exatamente assi.
Publicada na revista Child Development, a pesquisa analisou o "tempo de tela" que crianças dos dois aos cinco anos poderiam ter, seguindo as diretrizes ditadas pela Academia Americana de Pediatria (a AAP, no original).
A AAP recomenda que crianças dessa idade tenham um tempo de tela entre uma e duas horas por dia para garantir o máximo de bem-estar dar crianças.
Com base nessas considerações, os cientistas analisaram a relação entre o uso da tecnologia e de telas digitais com efeitos que poderiam ser causados nas crianças.
O relatório tentou medir coisas como apego aos pais ou cuidadores, resiliência emocional da criança, curiosidade, aumento de alegria ou interesse.
As conclusões, segundo o Dr. Andrew Pryzbylski, apontam que o uso da tela digital, por si só, não pode ser acusado como responsável por piorar o bem-estar psicológico das crianças pequenas.
A pesquisa foi feita através de entrevistas telefônicas com cerca de 20 mil pais por todo o país dos EUA durante um mês inteiro.
Esse método não dá o verniz científico que a pesquisa merecia, mas é difícil medir esse tipo de impacto sem um ambiente controlado e colocar em risco o desenvolvimento de crianças.
A pesquisa sugere que uma das maneiras de lidar com o fato do mundo digital estar ao redor das crianças o tempo todo é tentar compartilhar o tempo de tela dos adultos com elas.
Ou seja: utilizar o celular ou o tablet junto das crianças, auxiliando e ensinando a mexer nesses gadgets, além de assistir TV com elas.
Assim, o desenvolvimento pode ser melhor controlado e ainda monitorado pelos pais, com possíveis dandos sendo identificados à tempo, caso surjam.
Seja como for, o melhor é seguir com as diretrizes e limitar o tempo de tela dos pequenos a menos de duas horas por dia.
E aí, o que você achou da novidade? Deixe seu comentário abaixo!