Você tem um smartphone Android novinho em folha? Se sim, tem a chance de estar usando o Android Oreo, a versão 8.0 do sistema operacional da Google.
No começo do mês, a empresa liberou para donos de aparelhos da linha Pixel e da Nexus a versão 8.1 do Android, com algumas novidades interessantes. Porém, essa versão veio também cheia de erros de conexão.
Muitos usuários dos aparelhos Pixel e Nexus estão reclamando online alegando dificuldades para se conectar à redes Wi-Fi com o novo sistema operacional.
Segundo os usuários, o problema acontece quando eles tentam acessar qualquer tipo de aplicativo no seus smartphones usando uma VPN. Uma VPN é uma Rede Particular Virtual, uma espécie de "bolha" dentro da Internet, onde apenas dois ou mais computadores estão conectados.
Ou seja: usuários que estão com uma VPN não conseguem acessar nenhum aplicativo do smartphone nessa nova versão do Android.
Além disso, alguns usuários relatam que estão com problemas mesmo usando uma conexão Wi-Fi comum. Segundo as queixas, alguns aplicativos apresentam mensagens de erro dizendo não haver conexão, mesmo quando eles estão conectados normalmente.
Uma possível razão para esse segundo erro foi descoberta: aparentemente, os aplicativos que dão erro estão configurados para funcionar apenas com conexões Wi-Fi. Se o usuário mudar a configuração para aceitar conexões móveis, estilo 3G ou 4G, os aplicativos funcionam normalmente. Isso significa que o Android 8.1 não está validando as conexões Wi-Fi dos smartphones, então os aplicativos não "sabem" que o dispositivo está conectado.
Por fim, alguns usuários ainda estão reclamando que os seus aparelhos apresentam conexões instáveis com o novo Android e não conseguem carregar sites ou outros tipos de conteúdos online (tipo vídeos) mesmo conectados a uma rede Wi-FI normal.
No momento, a Google avisou que já está trabalhando para consertar esses erros do Android 8.1, mas não sabe ainda quando poderá lançar uma versão nova do sistema operacional.
Por "sorte", o Android 8.1 foi liberado apenas para os usuários da linha Pixel e Nexus, o que significa que a maioria dos usuários de Android não estão com esses problemas no momento.
Quando a nova versão do Android chegar para a maioria das pessoas, esses erros já deverão estar corrigidos pela empresa.