Se você é pai ou mãe de um filho pequeno, sabe o risco que é deixar o celular perto deles.
Hoje em dia, as crianças tem uma facilidade enorme para aprender a mexer em um celular, já que é tudo muito intuitivo e através da tela de toque.
Assim, pais ficam preocupados com os filhos acessando sites importantes, mexendo em contas de e-mail ou mesmo gastando dinheiro em lojas de aplicativos como a Google Play Store ou a App Store da Apple, isso sem falar no risco deles acessarem sites com material impróprio.
Porém, uma nova tecnologia promete facilitar a vida daqueles que lutam para deixar o smartphone longe do alcance das crianças. Pesquisadores americanos e chineses, numa parceria entre as universidades da Carolina do Sul e de Zhejiang, descobriram um algoritmo capaz de detectar quando um adulto ou quando uma criança toca no celular.
Segundo a pesquisa realizada, as crianças costumam tocar em áreas menores do que os adultos ao tocar na tela, além de fazer movimentos menores e menos prolongados ao arastar a tela. Isso acontece porque elas possuem dedos pequenos, menores que os de um adulto.
Além disso, eles ainda costumam ser mais lentos ao intercalar movimentos e gestos na tela, além de tremerem mais quando seguram um telefone.
Com todos esses dados, os pesquisadores criaram um algoritmo capaz de detectar com 84% de precisão quando é um adulto ou uma criança tocando na tela de um celular com apenas um toque. Ou seja: basta um toquezinho para o algoritmo já tenha 84% de acerto em saber se é uma criança ou adulto.
Com 8 toques ou mais, a taxa de acertos chega a 97%! Incrível, não é mesmo?
Para chegar a esse nível de acerto, os pesquisadores pegaram dois grupos de voluntários, um com crianças dos 3 aos 11 anos e outro com adultos dos 22 aos 60. O estudo exigia que os voluntários jogassem vários games e mexessem no celular várias vezes, para captar suas ações, força de toque, tamanho dos dedos e várias outras coisas.
E aí, o que você achou da novidade? Deixe um comentário abaixo!