Elon Musk, o CEO da SpaceX e da Tesla, tem um terceiro projeto dos sonhos: o Hyperloop.
O executivo planeja um sistema de transporte novo: basicamente, seriam cápsulas capazes de andar em altíssima velocidade por tubos subterrâneos e permitir que distâncias enormes sejam feitas de forma bem reduzida.
A ideia é construir um túnel capaz de ir de Los Angeles até São Francisco em apenas 30 minutos. Atualmente, essa viagem dura cerca de 6 horas e 10 minutos, já que é composta por mais ou menos 582 quilômetros.
Portanto, Musk procura por uma cápsula que seja capaz de viajar a aproximadamente 1162 quilômetros por hora, para poder fazer a viagem de São Francisco até Los Angeles em apenas 30 minutos.
Como dá para ver, é bem difícil criar uma cápsula capaz de viajar nessa velocidade, já que nem aviões conseguem andar tão rápido assim.
Porém, para estimular o desenvolvimento dessa tecnologia, a SpaceX costuma realizar competições com equipes de engenheiros para ver quem consegue chegar mais perto dessa média.
Uma nova competição foi realizada nesses dias e um recorde foi quebrado: a equipe WARR Hyperloop, da Alemanha, bateu o seu próprio recorde e ganhou o torneio com uma cápsula capaz de chegar aos 457 quilômetros por hora!
Para tal, a empresa precisou enfrentar um time holandês e um suíço na final.
A notícia é boa para Elon Musk e quem mais sonhar com o sucesso da iniciativa Hyperloop. Em 2017, a própria WARR Hyperloop conseguiu chegar aos 300 e poucos quilômetros por hora, o que significa um avanço considerável de velocidade em menos de um ano.
Se a equipe continuar evoluindo assim, pode conseguir o seu objetivo final e chegar à marca de velocidade pretendida por Elon Musk. No momento, a cápsula criada pelos alemães faria o percurso do Hyperloop em pouco mais de 1 hora. Porém, a cápsula ainda está abaixo da velocidade dos aviões comerciais padrão, que voam em média aos 890 quilômetros por hora.
Apesar de mais próximo do que antes, o Hyperloop ainda está distante de ser colocado em prática. Enquanto não é possível criar a cápsula capaz de andar na velocidade pretendida, os trabalhos para a produção do túnel entre Los Angeles e São Francisco já estão sendo realizados.
E aí, o que você acha da novidade? Deixe um comentário abaixo!