A empresa da maçã será processada dessa vez por uma das suas gigantes concorrentes do setor de tecnologias e celulares: a finlandesa Nokia.
A Nokia anunciou que vai processar a Apple pelo uso indevido de cerca de 32 patentes criadas pelos finlandeses relacionadas a tecnologias de smartphones.
A Nokia alega que a Apple pegou várias patentes registradas pelos finlandeses, em relação a itens como a interface do usuário no smartphone, a tela do aparelho, antenas, entradas de chip, algum software e até mesmo o código para vídeos nos aplicativos.
Segundo os finlandeses, eles são os responsáveis por criar ou contribuir para o desenvolvimento dos itens e recursos que estão sendo utilizados pela Apple (e outras empresas) no desenvolvimento dos seus smartphones.
A estratégia, claro, faz parte do retorno da Nokia para o mercado de smartphones, já que a empresa lançará no ano que vem seu mais novo smartphone depois de anos fora de ação.
Assim, a empresa precisa voltar a recuperar espaço, força sobre suas propriedades intelectuais e combater as suas principais concorrentes, além de enfraquecê-las fincanceiramente e tecnologicamente.
Essa é, aliás, a segunda complicação jurídica da Apple em menos de 3 meses. No finzinho de Setembro, a empresa perdeu uma disputa judicial com a empresa Acacia Research, especializada em patentes, e teve de pagar uma multa de mais de $20 milhões de dólares.
No caso, a Apple infringiu intencionalmente uma patente desenvolvida pela Acacia e sua defesa foi que a patente em questão era "inválida". Como o juíz não se convenceu da explicação da Apple, a multa foi aplicada.
Nesse caso, a Acacia não é uma empresa que produz nenhum produto, apenas conhecimento. A companhia desenvolve informação e conhecimento em forma de patentes e registra esses conhecimentos, vendendo-os para companhias interessadas.
Não é exatamente o mesmo modelo de negócios da Nokia, mas o caso é o mesmo (caso a Apple realmente tenha infringido alguma patente da empresa finlandesa).
Agora veremos como essa batalha entre duas gigantes vai rolar em 2017 e o que sairá disso. Qual a sua opinião sobre esse assunto? Conte pra gente nos comentários abaixo!