Depois da confirmação do CD, DVD e, por fim, do Blu-ray como mídia de games no PsOne, PS2, PS3 e PS4, ficaria difícil imaginar que voltaríamos a falar sobre cartuchos como mídia de video-games.
Porém, além dos cartuchos usados nos seus portáteis, a Nintendo também voltou a utilizar os dispositivos para o seu novo console, o Nintendo Switch.
Atualmente, os cartuchos para o video-game vem em 6 opções de tamanhos: 1, 2, 4, 8, 16 ou 32 GB. As desenvolvedoras de games precisam selecionar qual será a opção que vão utilizar e desenvolver os jogos pensando nesse limite de tamanho.
Porém, alguns títulos maiores não cabem nessas opções e precisam de cartuchos maiores. É o caso de Resident Evil Revelations Collection, por exemplo, uma coletânea de games que pesa cerca de 34 GB, um pouco acima do limite de 32 GB. Para caber em um dispositivo, o game teria de abrir mão de cerca de 2 gigas de conteúdo.
Uma alternativa utilizada no momento é a seguinte: empresas como a Capcom tem colocado apenas uma parte do conteúdo do game nos dispositivos, deixando que o jogador baixe o resto do conteúdo e armazene no próprio Nintendo Switch.
No caso do Resident Evil Revelations Collection, por exemplo, você pega os 32 GB que cabem no cartucho e então o restante via download.
Essa solução não é a melhor pois o armazenamento interno do Switch é de apenas 24 GB, ao contrário de outros consoles que chegam a ter 500 GB ou mais de armazenamento.
A solução para esses problemas é a Nintendo oferecer cartuchos maiores, algo que só acontecerá a partir de 2019, segundo o Wall Street Journal.
A publicação afirmou que a Nintendo adiou seus planos de lançar cartuchos de 64 GB. Inicialmente, a empresa pretendia lançar esses game cards no segundo semestre de 2018, porém, a empresa japonesa esbarrou em problemas técnicos (que o WSJ não soube especificar) e os planos ficaram para 2019 apenas.
Os cartuchos maiores, além de facilitarem a vida dos desenvolvedores de games e dos jogadores, são essenciais para a expansão do sucesso do Switch, já que apenas com esses cartuchos que games mais avançados poderiam ir para o Switch.
Um game como Horizon: Zero Dawn, por exemplo, um dos principais lançamentos de 2017, pesa cerca de 48 GB. Por isso, para poder contar com os grandes lançamentos do ano nos seus consoles, a Nintendo precisaria urgentemente de um cartucho de 64 GB. Só assim o Switch poderia abrigar os grandes games do ano e ser uma opção para lutar no mercado hardcore contra o PS4 ou o Xbox One.
E aí, o que acharam da novidade? Deixe seu comentário abaixo!