Depois de muito mistério e especulação, a Nintendo finalmente anunciou o seu novo console para o público, conhecido anteriormente como NX. O nome do vídeo-game é Nintendo Switch.
Pelo vídeo de anúncio do video-game, o Nintendo Switch chega para revolucionar o mercado e se tornar o que o Nintendo Wii U não conseguiu ser.
O Nintendo Switch é uma mistura de console e portátil. O video-game virá com uma peça de mesa que se tornará um console poderoso quando colocado em casa e um tablet/controle que permite que o jogo possa ser jogado longe do aparelho central.
Em poucas palavras é como se o video-game em casa fosse um console e pudesse ser levado como portátil para a rua (ou até um avião, como mostrado no vídeo), permitindo até que duas pessoas joguem ao mesmo tempo no portátil.
No vídeo de anúncio, a Nintendo deu a entender que o console terá uma potência tão grande quanto os principais videogames do mercado, como o PS4 e o Xbox One. Para se ter uma ideia, além de rodar o aguardadíssimo The Legend of Zelda: Breath of Wild, como também o remaster de The Elder Scrolls V: Skyrim e também o atual NBA 2k17.
Porém, a empresa ainda não detalhou as especificidades técnicas do video-game. Não sabemos, por exemplo, se o video-game rodará games a 4K como as futuras versões do PS4 e do Xbox One, mas podemos presumir que a máquina terá um bom potencial.
O que mais surpreende é a capacidade do console de rodar os mesmos jogos no seu tablet. Isso, porém, não é um desafio tão impossível assim: provavelmente a Nintendo usará um sistema de streaming para esse recurso, precisando apenas de um processador bom o suficiente para lidar com o streaming.
Na página oficial do Switch na Internet, a Nintendo anuncia que empresas como a Activison, Bethesda, a Capcom, a Ubisoft e a Warner Games estão apoiando o Switch e produzirão seus jogos para o futuro console da Big N.
Por enquanto, a Nintendo revelou apenas que o Nintendo Switch sairá em março de 2017, sem dia marcado. Como a empresa não tem mais representação no Brasil, ficará difícil saber como será a situação do lançamento nacional.