A Nintendo continua agindo no mercado para proteger as suas criações intelectuais e ganhar dinheiro. Desde que o ex-presidente da empresa, Satoru Iwata, faleceu, a Big N mudou de rumo e vem apostando em todas as áreas possíveis para ganhar dinheiro. Agora, a empresa luta contra a pirataria no 3DS.
A Nintendo atacou diretamente um dos aplicativos de pirataria no portátil 3DS mais famosos do mercado, o Freeshop. A empresa atacou o aplicativo, conhecido por ser um "homebrew", ou seja, um app caseiro, que funcionava da seguinte forma: o Freeshop imitava a loja digital da Nintendo, a eShop, e disponibilizava os games irregulares gratuitamente. Como o código era bem parecido, o aplicativo avisava o controle anti-pirataria do 3DS dizendo que o game foi comprado legalmente quando ele foi apenas baixado na Internet.
A ferramenta pode entrar no seu 3DS através de um recurso chamado titlekeys, que são recursos da criptografia da própria Nintendo para proteger os games do 3DS. Ou seja: os caras usaram um próprio recurso de proteção para distribuir pirataria.
Na verdade, os desenvolvedores alegavam em defesa própria que a ferramenta funcionava para que os jogadores pudessem pegar games que já haviam sido comprados originalmente, mas o grosso do uso da Freeshop era para distribuir pirataria mesmo.
A Nintendo acionou os seus advogados para emitir um DMCA, uma orde de infração de direitos de propriedade intelectual e direitos autorais contra o GitHub, um site de compartilhamento de códigos onde o Freeshop estava hospedado.
Como a Nintendo argumenta, o Freeshop burla as proteções da Big N para impedir que se tenha acesso aos jogos dos servidores da eShop sem pagar por eles. Assim, ele permite a quebra de direitos autorais e a pirataria no 3DS e por isso foi removido.
Agora, não se pode mais compartilhar o Freeshop por aí, mas o que será que vai acontecer com quem já tem o aplicativo no console? Ainda não se sabe.
E você? Tem um Nintendo 3DS? Você conhecia essa técnica de pirataria? Você é a favor ou contra esse tipo de recurso nos video-games? Conte pra gente através dos comentários abaixo!