O que estamos vendo hoje, cinco anos depois, é exatamente isso. Especialmente com os novos dados sobre o desempenho da Netflix no Brasil, divulgados pelo site Notícias da TV.
Segundo a publicação, a Netflix já conta com cerca de 6 milhões de assinantes no território nacional, com um faturamento anual que chega a bater a marca de R$ 1,29 bilhão.
Para se ter uma ideia, a Netflix chegou a dobrar de tamanho durante 2016, seu melhor ano em funcionamento no Brasil, e seu faturamento é cerca de 30% maior que o do SBT, a emissora de Sílvio Santos.
Ou seja: o SBT, que por muitos anos foi a segunda maior emissora do país e até hoje briga pelo segundo lugar com a Record, tem um faturamento 30% menor que o da Netflix.
A Netflix também supera de longe a maioria das TVs por assinatura do país. De todas as operadoras, apenas a Net tem mais assinantes que a Netflix (são 7,29 milhões de usuários). A Sky, por exemplo, tem apenas 5,31 milhões.
Em termos de faturamento, porém, as duas empresas batem a Netflix porque seus serviços são bem mais caros.
Esse valor de crescimento da Netflix mostra como o Brasil é um dos principais mercados para a Netflix.
O país está entre os 4 países com maior audiência para o serviço de streaming no mundo. O primeiro, claro, é os EUA, seguido por Canadá, Reino Unido e o Brasil.
Assim, não é a toa que a Netflix tem investido em produções nacionais. Além de levar vários programas e espetáculos nacionais, o serviço produziu o seriado 3% (já renovado para a próxima temporada) e terá ainda alguns outros conteúdos inéditos no ano que vem, como o seriado sobre a Operação Lava Jato, um reality show com Anderson Silva e o filme O Matador.
Por fim, vale mencionar que a Netflix deverá fechar o ano de 2016 com mais de 40,15 milhões de assinantes fora dos EUA, um crescimento de 46% se considerado com o mesmo período no ano passado.