A NASA marcou um comunicado à imprensa nessa semana em parceria com a Google para anunciar alguma descoberta relacionada à sonda espacial Kepler, um dispositivo chamado de "caçador de planetas".
O anúncio será feito em parceria com a Google porque a empresa está trabalhando em parceria com a NASA para processar todos os dados gerados pela sonda Kepler, usando seus recursos de aprendizado de máquina e inteligência artificial.
O telescópio espacial Kepler é um dos responsáveis pelo profundo conhecimento sobre planetas e exoplanetas que temos atualmente.
Ele foi lançado ao espaço em 2009 e, desde então, vem coletando dados e informações preciosas sobre estrelas de tamanho semelhante ao nosso Sol e astros parecidos com a Terra. Ele é o grande responsável, por exemplo, pela maior parte das descobertas de planetas próximos da Terra e fora do nosso Sistema Solar.
Além disso, ele é o responsável pelo conhecimento atual de que, cada estrela disponível no Universo possui, no mínimo, pelo menos um planeta orbitando seu espaço.
Assim, o grande anúncio da NASA e da Google para a próxima quinta-feira deve ser mais um planeta em região habitável na órbita da sua estrela.
Isso significa que ou esse novo planeta pode vir a ser a casa da Humanidade em algum momento no futuro ou pode abrigar algum tipo de vida alienígena (talvez até mesmo inteligente) atualmente.
É claro que essa é uma especulação com base nas empresas envolvidas e no único elo de ligação entre elas, o telescópio Kepler. A entrevista coletiva pode servir para anunciar qualquer coisa, como uma nova parceria entre as duas empresas ou, quem sabe, alguma descoberta inesperada utilizando o aprendizado de máquina do Google e os dados do Kepler.
Seja como for, a conferência será realizada por Puaul Hertz, astrofísico diretor da NASA, e por Christopher Shallue, líder em engenharia de software da Google.
Saberemos em breve qual será essa importante revelação que será feita pelas duas empresas.
Na sua opinião, será que veremos um novo planeta habitável sendo revelado? Você gostaria que fosse isso ou torce para algum outro tipo de anúncio? Qual seria a novidade perfeita na sua opinião? Deixe um comentário abaixo!