Existe uma boa piada que fala sobre cientistas querendo ir em direção ao Sol, com planos para enviar um foguete para lá. Então alguém diz: "Mas é impossível ir para o Sol, morreríamos antes de chegar lá". É nesse momento que um dos responsáveis pelo projeto responde: "Claro que não. É só ir de noite".
A piada é boa, mas a NASA resolveu transformá-la em realidade. De certa forma.
A agência anunciou que lançará uma sonda em direção ao Sol no próximo dia 31 de julho. A sonda participará da missão Parker Solar Probe, intitulada dessa forma em homenagem ao astrofísico Eugene Parker.
A Parker Solar voará até cerca de 6,1 milhões de quilômetros da superfície solar durante uma aproximação bem gradual, de quase 7 anos.
Vale lembrar que o Sol está a cerca de 149,6 milhões de quilômetros de distância do planeta Terra, então mesmo tão longe da superfície do Astro-Rei, a sonda ainda estará muito mais perto do Sol do que da Terra.
Para resistir ao calor e as ondas de energia emitidas pelo Sol, a sonda terá um escudo protetor de compsotos de carbono de cerca de 11,4 centímetros de espessura, o suficiente para garantir que a nave conseguirá fazer seu trabalho.
E que tarefas ela terá? Simples: coleta de informações.
A sonda irá equipada para fazer todo o tipo de medições e de fotos para podermos expandir o nosso conhecimento sobre o funcionamento do Sol.
Um dos focos da missão será o entendimento ao redor dos ventos solares, fluxos de gases ionizdos que são emitidos pelo Sol e passam pela Terra numa velocidade média de 500 quilômetros por segundo.
Conhecer mais esses ventos nos permitirá prever algumas mudanças no nosso ambiente e também no ambiente espacial do nosso planeta, o que tem impacto direto nas nossas tecnologias e na vida na Terra.
Além disso, a sonda irá analisar o Sol como um todo, para podermos estudá-lo de perto. Afinal, essa é a única estrela que podemos nos aproximar dessa forma, o que permitirá que aumentemos nossa compreensão sobre o funcionamento de estrelas no geral e sobre o desenvolvimento da vida na Terra (e em outros lugares do universo).
O lançamento da sonda será realizado na Flórida, no próximo dia 31 de julho, e levará pelo menos 7 anos para termos as informações desejadas.