O espaço é um lugar gigantesco. São milhões e milhões de quilômetros entre cada objeto, cada estrela e cada satélite natural.
Por isso, perder um objeto no espaço é pior do que perder uma agulha em um palheiro. Muitas vezes, literalmente, já que existe mais espaço e menos forma de encontrar o objeto perdido.
Em 2000, a NASA lançou ao espaço o satélite IMAGE (Imager for Magnetopause-to-Aurora Global Exploration). O satélite completou a sua missão inicial em 2002 e ficou em órbita desde então. Porém, em 2005, ele perdeu contato com a Terra e nós nunca mais tivemos como alcançá-lo.
Em 2007, durante um eclipse, cientistas da NASA esperavam conseguir reestabelecer a comunicação com o satélite, mas não deu certo e ele foi dado como perdido definitivamente.
Desde 2005 que não tínhamos notícias dele. Pelo menos até esse último dia 20 de janeiro, quanto um rastreador amador de satélites conseguiu detectar um objeto que parece ser o IMAGE no espaço.
Ele passou todos os dados capturados para a NASA, que colocou seus cientistas para analisarem as informmações por algum dia e concluírem que sim, aquele parece muito ser o IMAGE, o satélite perdido.
O anúncio oficial foi feito hoje pela NASA, mas a agência afirmou que ainda falta um pouco para poder confirmar que realmente se trata do IMAGE e não de algum outro objeto não identificado muito parecido. A agência pretende realizar esses estudos mais aprofundados e realizar um novo anúncio em breve, com a conclusão definitiva sobre o assunto.
Se esse objeto for realmente confirmado como o IMAGE, a NASA pretende tentar recuperá-lo para poder acessar os dados coletados por ele e tentar entender o que aconteceu com o satélite durante esses treze anos e por que ele ficou incomunicável com a Terra.
Apesar dos conspiracionistas já teorizarem envolvimento com aliens, o satélite provavelmente ficou inacessível por causa de alguma falha no seu hardware ou seu posicionamento em algum campo eletromagnético que bloqueou as comunicações.
Feliz ou infelizmente, as explicações reais são menos animadas do que as teorias da conspiração.
E aí, o que achou da novidade? Acha que o satélite estava “escondido” onde nesse meio tempo? Deixe um comentário com a sua opinião abaixo!