Algumas estações do Metrô de São Paulo ganharão uma novidade bem interessante na próxima semana.
O Metrô instalará 18 portas interativas digitais nas estações de Luz, Paulista e Pinheiros.
Cada área central das plataformas dessas estações receberá cerca de 4 unidades, instaladas em pares e espelhadas. Nessas portas, terão telas com conteúdo pago e do próprio Metrô, com foco em atuação publicitária.
Além disso, as portas terão um sistema de sensores de presença e de reconhecimento facial para analisar o comportamento dos usuários nas estações.
Esses sensores poderão contar o número de pessoas que passaram na frente das telas e o sistema de reconhecimento facial conseguirá perceber quem olhou para o conteúdo na tela e também a reação delas ao conteúdo exibido (se elas gostaram ou não, se rejeitaram ou não e coisas do tipo).
A ViaQuatro, empresa que trabalha com a parte de marketing e gestão do Metrô, emitiu um comunicado dizendo que essa tecnologia tornará a exibição de anúncios na plataforma mais eficiente, o que poderá aumentar o valor e a captação de recursos do Metrô.
O que a empresa não falou, porém, é como ela vai armazenar e utilizar os dados dos usuários do metrô.
Por exemplo, o sistema da porta vai guardar uma foto de cada usuário? Isso poderá ser usado em tribunal, em um caso de localização de suspeitos, por exemplo? Ou mais do que isso: será possível controlar a presença de usuários nas plataformas do Metrô?
Além disso, chega o ponto negativo: qual a segurança desses dados? Será possível que hackers invadam os servidores e roubar os dados para eles?
Para os anunciantes, são ótimas notícias. Será muito mais fácil desenvolver anúncios com base na reação das pessoas. Por exemplo, imagine que os dados coletados mostram que os usuários reagem negativamente a propagandas com a cor amarela.
Nesse caso, as empresas poderão produzir mais anúncios com outras cores para tentar os melhores resultados possíveis.
Claro que esse é um exemplo extremo, mas as coisas podem se desenvolver nessa área em outros elementos dos anúncios.
Seja como for, as telas estarão instaladas a partir do dia 18 de abril de 2018. E aí, o que você acha dessa história?