Você conhece o Metacritic? É um site agregador de críticas e reviews de games, séries, músicas e filmes atuais.
Basicamente, o site pega as críticas de sites famosos sobre esses produtos e estabelece uma mética de 1 a 100 para deduzir a "nota geral" de uma obra.
Então se, por exemplo, um filme como Pantera Negra receber nota máxima de 5 sites e nota mínima de 1, ele teria 5 notas 100 e uma nota 1, totalizando 501. Dividido por seis sites, sua média seria de 83,5, que seria sua nota do Metacritic.
O agregador é tão influente que ele é usado em entrevistas de emprego na área de games. Muitas desenvolvedoras postam anúncios de trabalho para profissionais que "já tenham trabalho em pelo menos dois games com nome maior de 80 no Metacritic", por exemplo. Esse tipo de exigência é bem comum.
Com toda essa base de dados e influência, o Metacritic elegeu as melhores produtoras de games de 2017.
O site fez o seguinte: pegou as notas de todos os games lançados pelas produtoras no ano passado e somou um valor máximo.
Depois, o site analisou a porcentagem de bons jogos e jogos ruins lançados por cada produtora. Se, por exemplo, 50% dos games lançados por uma empresa fossem classificados como bons, ela ganharia 50 pontos.
Já se a empresa tivessem 10% de jogos ruins, teria 10% de uma nota máxima de 100 retirados.
Somando tudo, a empresa com mais nota seria a melhor.
O Top 10 é formado pela Koei Tecmo Games na décima posição, com média de 69,7 em seus games do ano passado.
Na nona posição vem a Bandai Namco, com média de 73 (destaque para seu lançamento de Dragon Ball Fighterz).
Em oitavo veio a Square Enix, dona de séries como Final Fantasy, Tomb Raider ou Hitman.
Em sétimo, com média de 74,9, veio a Sony, dona do Playstation e que lançará God of War nesse ano.
Em sexto lugar, vem a Ubisoft com nota de 75,4 em média. Logo depois, a Capcom entra no Top 5 com nota de 76,6 em média.
A Activision fica na quarta posição com 75,7 de média. Surpreendentemente a SEGA vem na terceira posição com média de 75,5.
A Nintendo foi a vice-campeã, com média de 78, impulsionada por Super Mario Odyssey e The Legend of Zelda: Breath of the Wild.
A grande vencedora de 2018 foi a Bethesda, com média de 79,9 em 2017, com detaque para games como Wolfenstein II (média de 88) e The Evil Within 2.
E aí, concorda com o ranking? Deixe sua opinião abaixo!