O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, tem uma tradição bem interessante. Todos os anos, desde 2009, ele publica no Facebook as suas "metas pessoais" para o ano que se inicia.
Teve um ano em que ele publicou "ler mais livros", por exemplo. Outro foi "programar um assistente em Inteligência Artificial", que teve até a participação de Robert Downey Jr. e Paul Bettany (o Homem de Ferro e o Jarvis/Visão do Universo Marvel nos Cinemas).
No ano passado, o projeto foi "conhecer todos os estados dos EUA", o que muita gente achou que seria uma espécie de "pré-campanha" para as eleições de 2020 nos EUA.
Em 2018, porém, a meta pessoal de Mark Zuckerberg pode surpreender muita gente: consertar o Facebook.
Pois é, o criador do Facebook admitiu que a sua rede social possui alguns problemas muito sérios e que ele terá que trabalhar muito para consertá-los em 2018.
Zuckerberg admitiu que o Facebook tem problemas muito sérios com abusos, discursos de ódio, disseminação de notícias falsas (as fake news) e muito mais. Problemas que estão tendo consequências sérias no mundo todo.
Zuckerberg relembrou que a empresa mudou de postura em 2017 em relação a essa situação, admitindo que esses problemas existem e sendo aberta sobre eles. Porém, concorda que existiram erros na postura do próprio Facebook em relação a isso:
"Não vamos conseguir prevenir todos os abusos, mas atualmente nós cometemos muitos erros na hora de aplicar nossas políticas e tentar prevenir o uso malicioso das nossas ferramentas. Se tivermos suceso esse ano, vamos terminar 2018 num lugar muito melhor", afirmou o executivo.
Apesar disso tudo, Zuckerberg ainda não deu nenhum detalhe sobre os seus projetos para "consertar o Facebook". O ano é longo, claro, então teremos de esperar por mais desenvolvimentos nesse caso e torcer para que essas soluções cheguem logo, melhorando a experiência de todos os usuários.
No Brasil, o Facebook já anunciou apoio a dois projetos: o Vaza, Falsiane!, um minicurso para que as pessoas possam aprender a identificar notícias falsas, e o Fátima, um bot que conversará com os usuários no Messenger e ajudará a esclarecer quais notícias são verdadeiras ou falsas.
E aí, o que achou da novidade? Deixe um comentário abaixo!