Mark Zuckerberg, o CEO e inventor do Facebook, apresentou uma versão da rede social em realidade virtual na última Oculus Connect, conferência exclusiva para a promoção dos óculos de realidade virtual no mercado do entretenimento.
O que o criador do Facebook foi um aplicativo que vai permitir que os usuários interajam uns com os outros dentro da realidade virtual - mais ou menos como uma espécie de "Second Life" mais limitado.
O aplicativo usará um software para gerar expressões faciais para os usuários e permitirá que os personagens sejam levados para conversar em lugares inusitados, como o fundo do mar ou até mesmo a superfície de Marte!
Esse é, sem dúvidas, o primeiro passo para a criação de uma rede social em realidade virtual, como visto em livros como O Jogador Nº 1, de Ernest Cline, que vai virar filme no ano que vem pelas mãos do cineasta Steven Spielberg.
No livro, as pessoas da Terra passam a maior parte do seu tempo em um mundo de realidade virtual criado por um grande gênio da tecnologia onde podem ir à escola, fazer compras, conversar com os amigos e também se envolver em grandes batalhas épicas ao melhor estilo de World of Warcraft.
Claro que esse ainda é um passo muito pequeno em direção a esse cenário do livro, mas o aplicativo apresentado por Mark Zuckerberg tem potencial.
Na apresentação só podemos ver uma simples conversa no escritória de Zuckeberg na sede do Facebook, mas se levarmos em consideração recursos como o Touch ou as novidades do Oculus Rift, poderemos imaginar interações como jogos de xadrez e outros passatempos, assistir vídeos ou até mesmo atender chamadas do Messenger dentro da realidade virtual.
No vídeo apresentado por Zuckerberg, podemos ver uma conversa entre o criador do Facebook com dois colaboradores, apresentando os avatares do aplicativo e mostrando alguns dos recursos que o Facebook na realidade virtual.
O vídeo da apresentação mostra que a conexão entre as três pessoas na realidade virtual funciona muito bem, embora claramente o aplicativo ainda precise de alguns ajustes.
Na demo, os colaboradores de Mark Zuckerberg mostra como seria possível desenhar elementos e utilizados na simulação, como uma espada por exemplo.