Você possui Internet Móvel 4G na sua cidade? 90% das cidades brasileiras já possuem essa tecnologia e algumas já se preparam para o 5G.
Porém, um novo território inexplorado receberá uma rede de conexão 4G: a Lua.
Segundo a agência de notícias Reuters, o nosso satélite natural receberá uma rede de telefonia móvel em 2019, cortesida da filial alemã da Vodafone (operadora de celular), da Audi (montadora de carros) e da divisão de fabricação de equipamentos de rede da Nokia.
As três companhias trabalham atualmente em conjunto com a empresa alemã PTScientists para criar um equipamento capaz de fornecer cobertura de Internet 4G na Lua e enviar os dados para o Brasil.
Isso será possível através de um hardware pequeno, que pesa menos do que um saco de açúcar.
Segundo Hannes Ametsreiter, diretor-presidente da Vodafone Alemanha, esse é um "projeto que envolve uma abordagem radicalmente inovadora de desenvolvimento de infraestrutura de rede móvel".
Se as empresas conseguirem essa proeza e conectar a Lua, então a mesma tecnologia poderia ser utilizada para cantos remotos do nosso planeta, como as cidades do interior da Amazônia, muitas tribos na África ou lugares inacessíveis pelo globo inteiro.
Com várias unidades desse equipamento, conseguiríamos conectar o mundo todo à Internet móvel 4G. Seria um avanço e tanto!
Além disso, seria muito legal ver astronautas no nosso retorno à Lua com um celular e conseguindo acesso à Internet móvel lá em cima. Seria incrível, não é mesmo?
A rede 4G foi escolhida para essa missão, ao invés da 5G, por ser uma tecnologia mais estável e já pronta, ao contrário do 5G que ainda é muito nova e em fase de desenvolvimento.
O lançamento com o equipamento que levará a primeira rede de Internet Móvel para a Lua acontecerá em 2019, com um foguete Falcon 9 da SpaceX.
Caso dê tudo certo, teremos um grande avanço para a capacidade da Humanidade de se conectar globalmente (e universalmente também). Tomara que atitudes como essas diminuam o ímpeto de várias operadoras e lobbystas de acabar com a neutralidade de rede pelo planeta, como aconteceu recentemente nos EUA.
E aí, o que você achou da novidade? Curtiu? Deixe um comentário abaixo!