Houve um tempo em que a Kodak era uma das maiores empresas do mundo, líder do setor de máquinas fotográficas e filme para fotos.
Até o dia em que apresentaram o projeto de uma câmera digital para a empresa que rejeitou a novidade, achando que os planos não dariam em nada.
Como a História provou, a Kodak estava errada e isso acabou resultando numa quase falência da empresa.
Hoje a Kodak tenta voltar para o mercado e resolveu apostar nos smartphones. Depois de lançar o IM5 em 2015, a empresa anunciou hoje o seu novo aparelho: o Ektra.
O nome do Ektra faz referência a uma câmera da Kodak dos anos 40 e, como de se esperar, garante um foco muito maior na câmera do smartphone do que em outras funções.
A câmera do Ektra é seu principal atrativo: a lente é de 26,5 milímetros e com uma abertura f/2.0. O senso é o IMX230, feito pela Sony, e que possibilita uma captura de imagem a 21 megapixels, além de gravar vídeos em 4K.
Para melhorar a situação, a Ektra possui um estabilizador de imagem, garantindo uma fotografia (ou filmagem) com mais foco, além de ser toda revestida em couro, para garantir uma melhor pegada.
O smartphone ainda contra com uma câmera frontal com capacidade para fotos de 13 megapixels.
Em termos técnicos, o aparelho também é muito capaz. O seu processador é o Helio X-20 de dez núcleos. Só de memória RAM são 3 GB, com mais 32 GB de armazenamento (com capacidade de expansão através de um cartão microSD).
A tela da Ektra também é uma belezinha: são 5 polegadas e uma resolução de 1080p para quem quiser ver vídeos e assistir filmes por lá.
Para completar, o smartphone rodará com o Android 6.0 e virá com uma série de aplicativos dedicados exclusivamente à fotografias, como o Adobe Lightroom, o Prisma, o VSCO e alguns da própria Kodak, como o Prints.
Por enquanto, o Ektra só será lançado na Europa, com o preço de 499 euros (algo como R$ 1.700 na cotação atual). Não há previsão para lançamento do smartphone em outras regiões e o planejamento para a chegada do celular da Kodak em outros países, como o Brasil, será feito analisando caso a caso.