Você já assistiu Jurassic Park? Em um momento do filme os cientistas explicam que conseguiram encontrar DNA de dinossauros perfeitamente conservado em âmbar e, a partir dessa descoberta, puderam trazer os dinossauros de volta à vida.
Aparentemente, estamos um passo mais próximos desse cenário, já que cientistas da Universidade de Geociências da China encontraram uma pequena parte de uma cauda de dinossauro perfeitamente conservada em âmbar.
Para quem não sabe, âmbar é uma resina fossilizada de árvores que tem o poder de conservar material vivo por milhões e milhões de anos.
O material biológico do dinossauro encontrado esteve vivo há mais de 99 milhões de anos e inclui pele, ossos e mesmo algumas penas que cobriam o animal.
Segundo a pesquisadora chefe do grupo e que assinou a pesquisa publicada na revista Current Biology, chamada Lida Xing, essa descoberta confirma que dinossauros tinham penas assim como as aves modernas.
A cauda encontrada pertencia a um membro do grupo Coelurosauria, um dinossauro que parece muito uma galinha, mas tinha um comportamento predatório e tinha até 3 metros de comprimento. Vale lembrar que esse é o mesmo grupo dos tiranossauros.
O âmbar foi encontrado numa mina ao norte de Myanmar, onde os especialistas acreditam que haja a maior concentração de fósseis do Período Cretáceo (entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás).
O que tem complicado a vida dos pesquisadores é a o conflito interno entre o governo de Myanmar e as milícias de Kachin, mas assim que esse conflito for resolvido, os cientistas terão um acesso maior ao local e poderão fazer mais descobertas. Talvez até mesmo um dinossauro completo, como diz Lida Xong.
Obviamente que conseguir todo esse progresso e partir daí para o Parque dos Dinossauros são coisas completamente diferentes. Além de conseguir o DNA dos dinossauros, teríamos uma série enorme de complicações para poder criar um dinossauro.
O mais próximo que poderíamos chegar é entender melhor o funcionamento dos dinossauros para então recriá-los mecanicamente para exibições e não criar criaturas vivas de verdade, como em Jurassic Park. O que você achou disso tudo? Conte pra gente nos comentários abaixo!