Quem vive no Brasil tem uma alta chance de ter passado pela péssima situação de ter tido um celular roubado. Quem vive esse tipo de situação fica sempre querendo saber o que aconteceu com o seu aparelho: o ladrão o ligou? Ele apagou as suas fotos e vídeos? O que ele fará com os seus contatos?
Essas dúvidas passaram pela cabeça de Anthony van der Meer, um jovem holandês que teve seu iPhone roubado há algum tempo e desaparecido para sempre.
Incomodado, o jovem foi atrás de um programador para modificar um aplicativo de espionagem e instalar em um novo celular, dessa vez um Android.
Anthony explica que a memória do Android é dividida em duas partes: a parte que o usuário controla e a parte do sistema. O usuário só pode modificar a sua parte e a parte do sistema só é modificada quando o sistema operacional é modificado.
Então ele instalou o aplicativo de espionagem na parte do sistema e trancou o celular para não ser possível atualizar o sistema operacional. Assim, mesmo que o ladrão deletasse todos os dados, o aplicativo ainda estaria escondido lá.
Como van der Meer também é estudante de cinema, ele resolveu transformar tudo em um documentário. Ele pegou o seu celular modificado e tentou fazer com que ele fosse roubado, para que ele pudesse filmar tudo e documentar o que o ladrão faria com o aparelho.
Depois de um longo processo, o celular finalmente foi roubado e o jovem holandês começou a analisar a vida do seu ladrão, pegando vídeos, fotos, mensagens de texto e até mesmo ligações que o ladrão fazia com outras pessoas, chegando ao fato de desenvolver uma espécie de relação com ele e também de até colocar saldo na conta do ladrão para que ele pudesse continuar usando a Internet (afinal, o jovem estava consumindo todo o 3G do ladrão com suas fotos e vídeos).
O resultado final da experiência de Anthony van der Meer pode ser vista assistindo o vídeo logo abaixo. O documentário do holandês tem legendas em inglês, o que facilita o entendimento do que está acontecendo e sendo dito.
E aí, parece história de maluco? O que você faria se seu celular fosse roubado?