Jornal acusa China e Rússia de espionar presidente dos EUA

Segundo o jornal New York Times, presidente dos Estados Unidos está sendo espionado pela Russia e China. Entenda melhor o caso.

Jornal acusa China e Rússia de espionar presidente dos EUA
Foto: Internet
Escrito por: Leandro 05/11/2018 20h53 Comentários

Há alguns anos, o ex-espião da CIA Edward Snowden revelou um complexo esquema onde a CIA e a NSA, duas agências de segurança norte-americanas, espionavam basicamente o mundo inteiro.

Com acesso à câmeras de celulares e de computadores, as duas agências conseguiam espionar os cidadãos comuns do mundo inteiro, mas também líderes empresariais ou políticos de outros países.

Entre os espionados, estavam a então presidente da República Dilma Rousseff e a chanceler alemã Angela Merkel.

Agora, segundo o New York Times, o jogo virou e quem é espionado é o presidente dos EUA.

Segundo uma reportagem do jornal, espiões russos e chineses conseguem escutar e monitorar todas as conversas que o presidente americano Donald Trump faz no seu iPhone pessoal.

A matéria cita oficiais da ativa do serviço de segurança americano e alguns ex-oficiais como a fonte da informação, ressaltando que eles tentaram alertar o presidente americano, mas sem sucesso.

Segundo os especialistas de segurança ouvidos pelo New York Times, isso só acontece porque Trump "não segue procedimentos básicos de segurança" ao usar seus telefones.

De acordo com a reportagem, Trump tem acesso a três iPhones. Dois deles são oficiais do governo, um só para aplicativos e outro só para ligações. Ambos foram modificados para ficarem mais seguros e reduzir as chances de interceptações ou invasões.

Já o segundo é um iPhone pessoal, sem modificação nenhuma, e bem menos seguro. Apesar disso, a matéria diz que o fato do presidente americano usar um iPhone é tido como um "progresso", porque antes ele usava um Android que era considerado menos seguro.

De acordo com a matéria, o presidente não fornece seus telefones para serem substituídos a cada 30 dias, como diz o protocolo de segurança, além de fazer ligações pelo celular ao invés de usar a linha fixa segura fornecida pela Casa Branca.

Segundo o jornal, isso acontece porque chamadas de telefones celulares viajam por torres de celular, cabos e switches e, por isso, podem ser interceptadas. Existem medidas que ajudam a proteger as emissões e fica difícil identificar qual é exatamente a sua chamada, mas é possível ludibriar essas proteções.

No Twitter, o presidente americano chamou a matéria do New York Times de "fake news":

"O New York Times publicou uma nova matéria falsa agora sobre os russos e os chineses (finalmente começaram a falar mal da China) estarem ouvindo minhas ligações no celular. Só que eu raramente uso um celular e, quando uso, é apenas o autorizado pelo governo. Eu gosto das linhas fixas. [Essa matéria] é só mais fake news inventadas!".

Já Hua Chunying, diretora-adjunta do Ministério de Relações Exteriores da China, também negou a matéria do New York Times, dizendo que se trata de uma notícia falsa e que "muitos na América trabalham pesado para ganhar o Oscar de melhor roteiro".

Ela ainda aproveitou para provocar os EUA dizendo que "se os americanos estão preocupados com um iPhone sendo grampeado, podem sempre usar um Huawei".

Ela citou a marca Huawei porque, recentemente, agências de inteligência no EUA pediram aos cidadãos que não comprem celulares da Huwaei.

E aí, o que achou da matéria? Comente abaixo!

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

Google ameaça acabar com Android gratuito Google ameaça acabar com Android gratuito Após ser acusada de dominar 80% do mercado de sistemas operacionais Google ameaça acabar com Android gratuito. Entenda mais...
Google é acusado de sabotar o YouTube em outros navegadores Google é acusado de sabotar o YouTube em outros navegadores Segundo alguns usuários do Reddit o Google está sabotando o desempenho do seu site ‘Youtube’ em navegadores de terceiros. Confira!
Novo bug do milênio pode acontecer no Japão Novo bug do milênio pode acontecer no Japão Imperador Akihito do Japão irá abdicar o cargo em 2019 e isso pode gerar um novo bug do milênio... Entenda o motivo...

Jogos veja mais

Baixar Vanquish para Windows Vanquish para Windows Prepare-se para encarar um game sci-fi de qualidade absurda.
Baixar Tales of Vesperia: Definitive Edition para Windows Tales of Vesperia: Definitive Edition para Windows Prepare-se para disputa de poder em uma civilização que depende de tecnologia ancestral, o destino está ligado à sua jornada.
Baixar KOF ALLSTAR para Android KOF ALLSTAR para Android O protagonista que perdeu suas memórias! Escolha seu lutador de KOF para uma jornada de lutas para provar ser o melhor da arena.
Baixar World of Guns: Gun Disassembly para SteamOS+Linux World of Guns: Gun Disassembly para SteamOS+Linux Saiba exatamente como são construídas e como funcionam as armas mais famosas da história.
Baixar Out of the Park Baseball 19 para SteamOS+Linux Out of the Park Baseball 19 para SteamOS+Linux Crie um time vencedor e entre universo de um esporte superinteressante e amado por muitos.
Baixar World of Guns: Gun Disassembly para Mac World of Guns: Gun Disassembly para Mac Monte e desmonte os mais variados modelos de armas e entenda como elas funcionam.
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade
TOP Buscas
Parceiros
  • Curiosidades
  • Tá na TV
  • Jogos Online
Baixe Fácil © 2015/2019 - Downloads é no Baixe Fácil