Você já assistiu ao filme Gigantes de Aço, com Hugh Jackman (o Wolverine)? Nesse filme, o boxe com humanos foi banido e o esporte só é praticado por robôs gigantes.
Se o boxe ou o MMA na vida real estão longe de serem banidos, talvez a possibilidade de vermos esses esportes com robôs esteja bem próximo no nosso futuro.
Durante a CES 2018, a principal feira de tecnologia do mundo, a Moorebot anunciou o seu robô Zeus, criado para ser um boxeador de sucesso.
A fabricante japonesa afirmou que o robô consegue aplicar socos com cerca de 25 quilos de força, sendo o robô pugilista mais poderoso atualmente.
Jun Ye, CEO da Moorebot, afirmou que "levar um soco do Zeus na mão dói de verdade. Ele pode ser poderoso demais para a concorrência nesse momento".
O robô, porém, está longe de ser gigante. Zeus mede apenas 35,5 centímetros de altura e pesa somente 2,2 quilos.
Seu corpo é composto por 22 motores que oferecem força e movimento, além das suas articulações capazes de aplicar golpes pré-definidos como um gancho, um direto ou um jab. Ele também permite que seus golpes ou sequências sejam programadas para surpreender os adversários, utilizando uma interface gráfica simples para isso. Veja o vídeo do Zeus abaixo:
No momento, a única maneira de "programar" golpes no robô é através da interface gráfica disponível no próprio robô (você não precisa ser robô para isso).
Porém, os planos da Moorebot são ambiciosos. A empresa pretende adicionar um controle por comandos de voz, para que o treinador só precise gritar ordens ao robô, além de se aproximar o máximo possível do filme Gigantes de Aço também, talvez pensando num futuro onde o robô poderá repetir os comandos feitos pelo treinador na vida real ou seja equipado com algoritmos de inteligência artificial que o permitam ler os movimentos do adversário e reagir de acordo.
No momento, o Zeus ainda não está pronto para ser vendido. A empresa ainda quer aperfeiçoá-lo a ponto de deixá-lo capaz de socar em três pesos diferentes: 14 quilos, 22 quilos e 32 quilos.
A versão mais "fraca" do robô deverá custar algo como $1,600 dólares (cerca de R$ 5,1 mil na cotação atual), mas a versão mais cara ainda não possui preço.
E aí, o que achou da novidade? Deixe seu comentário abaixo!