As aberturas das Olimpíadas 2016 foram incríveis. O Brasil se utilizou de muita dança, alegria e criatividade para passar uma bela mensagem ecológica e de preservação ambiental. Para as Olimpíadas 2020, porém, o Japão quer apelar: quer um carro voador.
Que muita gente tem tentado desenvolver um carro voador, não é muito segredo. A empresa americana Terrafugia, por exemplo, parece ter um projeto desse tipo em desenvolvimento há anos, mas sem grandes avanços ou progressos na área.
Porém, quando os japoneses entram na questão, a coisa fica um pouco mais séria.
Um grupo chamado Cart!vator, fundado pelo pesquisador Tsubasa Nakamura, está desenvolvendo um carro voador que seja comercialmente viável após as Olimpíadas de 2020.
O projeto deles é de criar um veículo que consiga levantar vôo verticalmente (tipo um drone), possa circular por superfícies pavimentadas e então pousar verticalmente.
A ideia é pegar esse carro e fazê-lo contornar o estádio da abertura das Olimpíadas de Tóquio e, por fim, acender a pira olímpica com ele.
A máquina proposta pelos pesquisadores teriam cerca de 3 metros de comprimento e 1,20 de largura, e teria energia a base de bateria. Provavelmente essa bateria seria movida a luz solar.
A carga de energia necessária na bateria daria para o carro se deslocar 50 quilômetros no ar e ir até 50 metros de altitude.
O problema para que esse projeto se torne viável comercialmente (ou seja, nós possamos dirigir um carro voador no futuro) é que ainda precisamos evoluir algumas tecnologias.
Basicamente, uma bateria dessas hoje além de ser muito cara, ainda é potencialmente incapaz - ou seja, você só consegue avançar 50 quilômetros com ela e voar a 50 metros de altitude. É o suficiente para acender a pira olímpica, mas muito pouco para colocar no mercado.
Por enquanto, o grupo Cart!vator já arrecadou 25 mil dólares para bancar o seu projeto, mas provavelmente receberá um aporte financeiro maior por parte do governo japonês, caso eles demonstrem alguns progressos nos próximos anos.
Será que finalmente poderemos sonhar de verdade com um carro voador? Se os japoneses conseguirem fazer o projeto sair do papel e alçar vôo (literalmente) já dá até para cogitar o uso de energia solar no projeto para sua alimentação. Mas vamos ver que novidades surgem daí.