Um dos grandes símbolos do Japão é o seu trem-bala ultrarápido. O país é conhecido pela sua excelente rede de transporte público, com especial destaque para os trens, e também pelo seu apreço no desenvolvimento de novas tecnologias.
Por isso, o trem-bala se tornou um dos grandes orgulhos nacionais no Japão.
Agora, o país apresentou um novo protótipo de trem-bala Shinkansen, capaz de fazer viagens a mais de 300 quilômetros por hora, a velocidade de um carro de Fórmula 1.
O protótipo do novo trem-bala será utilizado para fazer a linha Tóquio até Osaka, uma das mais populares para os trens-bala do país.
Intitulado de Série N700 Supreme, o protótipo deverá estar disponível apenas em 2020, segundo a Central Japan Railway.
Um dos grandes atrativos do protótipo é o seu espaço superior para os passageiros, que terão cerca de 15% mais espaço para as pernas no trem.
Além disso, cada lugar do trem terá uma tomada exclusiva para os passageiros e também um compartimento superior com iluminação automática, feito para acomodar as bagagens dos usuários.
O protótipo é composto por 16 vagões, sendo dois de condução e 14 para os passageiros. Sua estrutura foi totalmente redesenhada pela equipe de engenheiros da Central Japan Railway e o trem contra com um visual mais moderno e aerodinâmico, para aumentar o conforto e estabilidade da viagem para os passageiros.
Em termos de velocidade, o novo protótipo não apresenta grandes mudanças. O seu motor continua no mesmo nível e capaz de fazer a viagem ao mesmo tempo. Porém, como os trens serão novinhos em folha e terão uma nova aerodinâmica, o trem deverá ganhar um pouco mais de velocidade (mas nada significativo).
O destaque fica mesmo para o conforto e a estabilidade do trem, já que seu novo formato, mais aerodinâmico, consegue manipular mais o ar e causar menos atrito, diminuindo o desconforto e “tremedeira” no trem (que já era muito estável, diga-se de passagem).
Além disso, a viagem como um todo deverá ficar mais confortávle para os passageiros. Como Tóquio e Osaka são duas das principais cidades do Japão, elas são muito visitadas e muitas pessoas de negócios fazem o trajeto. De carro, a viagem dura cerca de 6 horas, mas o trem-bala pode reduzir isso a cerca de 3 horas.