Normalmente, os consumidores brasileiros possuem muitas críticas a fazer à Internet no Brasil. Nós temos assumidamente uma das conexões mais lentas e caras do planeta.
A Netflix, por exemplo, realizou uma pesquisa por conta própria e constatou que a Internet banda larga no Brasil é uma das piores do mundo.
Por isso, é com surpresa que constatamos um novo estudo realizado pela Teleco e podemos divulgar quando o mérito é devido: o Brasil tem uma das Internets móveis mais baratas do planeta!
A pesquisa foi feita com base em 18 países de diferentes lugares do globo e foi solicitada pela Telebrasil.
Os dezoito países selecionados foram os seguintes:
Desses 18 países, alguns dos mais populosos do planeta, o Brasil ficou na quarta posição no ranking com a Internet móvel pré-paga mais barata do mundo, perdendo apenas para nossos colegas do BRICS: Rússia, Índia e China.
No ano passado, o país ficou na sétima posição nessa mesma pesquisa, mostrando o progresso que foi feito na área.
No caso da Internet pós-paga, o preço do serviço no país é o 5º mais barato do mundo, perdendo novamente para o trio do BRICS (Russia, India e China), além de Portugal.
A Internet móvel pré-paga mais cara do planeta é a dos EUA tanto na questão pré-paga, quanto na pós-paga.
O preço que pagamos pela Internet, porém, poderia ser ainda menor.
Tem uma categoria que o Brasil liderou muito nesse ranking: a porcentagem de impostos sobre a receita líquida na prestação de serviços de banda larga móvel.
O Brasil lidera o ranking cobrando 43,2% de impostos nesse serviço. A segunda colocada, Argentina, cobra apenas 26,2%. Quem cobra menos é a China, que cobra 3%.
Vale citar que o estudo deixou de fora países com grande número de usuários, como a Africa do Sul ou a Alemanha, além de economias semelhantes ao Brasil, como a Turquia. Por isso, o ranking pode parecer incompleto para muita gente.
E aí, o que você acha do assunto? Deixe seu comentário abaixo!