Que a Internet Brasileira tem um desempenho pífio, não é segredo para ninguém. Quem tem a oportunidade de viajar para outro país e aproveitar um pouco da qualidade de conexão oferecidas em outros lugares sabe como a Internet no país deixa a desejar na qualidade de conexão.
Hoje, um estudo oferecido pela Netflix chegou para dar uma noção do quão lenta é a Internet no Brasil.
A Netflix realizou um estudo que chama de Índice de Velocidade de Conexão Netflix. Esse estudo fornece a média de bits de conteúdo que a plataforma transfere no horário nobre para os assinantes do seu serviço.
Assim, a Netflix consegue medir a velocidade em todos os aparelhos que são compatíveis com seus conteúdos e consegue ter uma noção básica da qualidade de serviço oferecido pelas provedoras de Internet no Brasil.
Isso, claro, na média, já que a própria Netflix explica que "o índice não é ua medição do desempenho máximo ou da capacidade máxima de um provedor". A idéia é medir a "sensação real" da Internet, a velocidade média oferecida.
O Brasil ficou numa posição vergonhosa no Índice de Velocidade de Conexão Netflix. Dentre os 41 países pesquisados pela Netflix, o Brasil ficou entre as dez piores conexões.
O ranking das piores internets ficou ordenado da seguinte maneira:
O ranking das melhores conexões médias é dominado pelos europeus. Nove das dez melhores conexões segundo a Netflix estão por lá.
Confira:
É importante lembrar que o Índice de Velocidade de Conexão Netflix não tenta ser um parâmetro de qualidade de serviço das operadoras, mas dá uma noção da média da qualidade de serviço da Internet em alguns países.
Por exemplo, a Suiça tem uma média de conexão com a Internet de 3.99 Mbps, com um máximo de 4.19 Mbps e um mínimo de 3.68 Mbps. Como dá para notar, a oscilação é pouca e o serviço é de boa qualidade entre o mínimo e o máximo.
Já países como o Brasil possuem uma oscilação muito alta. O máximo de qualidade medida pela Netflix é de 3.09 Mbps, com o mínimo sendo de 1.94 Mbps - uma diferença de 1.15 Mbps.
Você sente que a sua conexão à Internet é ruim? Conte sua opinião nos comentários!