O desenvolvimento da Inteligência Artificial continua com tudo. As principais empresas e universidades tecnológicas do mundo estão investindo pesado no desenvolvimento de algum tipo de projeto capaz de emular uma Inteligência Artificial e ajudar a humanidade a aprender mais sobre a própria mente e nosso processo de aprendizado.
E os jogos tem ajudado muito nisso. Aparentemente, pesquisadores descobriram que jogos são uma ótima maneira de elevar a Inteligência Artificial de algum sistema.
Uma inteligência artificial chamada IA Libratus foi criada pela Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, para aprender a jogar pôquer. O projeto começou há dois anos e agora foi finalmente posto em prática.
A ideia do experimento criado pela Universidade é colocar a IA Libratus para jogar contra quatro jogadores profissionais de pôquer num total de 120 mil mãos antes que a disputa chegue ao fim. Cada jogador recebeu um total em "dinheiro falso" para jogar contra a IA Libratus e disputar o valor.
Até agora, ainda estamos no meio do experimento com cerca de 65 mil rodadas jogadas, a Libratus está vencendo com muita folga. No total, a IA já ganhou quase $800 mil dólares dos jogadores humanos, que simplesmente não conseguem bater a máquina.
Com pouco menos de metade dos jogos por fazer, parece improvável que algum dos jogadores humanos conseguirá derrotar a Inteligência Artificial e recuperar o dinheiro perdido. Segundo Jimmy Chou, um dos jogadores contratados para participar do experimento, ele sente que está jogando contra uma máquina que se torna melhor a cada mão disputada: "É como uma versão melhorada de nós", disse o jogador.
Esse é justamente o modus operandi da IA Libratus. Ela aprende com cada mão disputada e passa a se tornar uma melhor estrategista cada vez que vence ou perde um jogo.
No fim dessas 120 mil mãos, cada um dos jogadores profissionais ganhará um valor em dinheiro. Esse valor será de $200 mil dólares, que será dividido entre os 4 dependendo do desempenho de cada um deles, para incentivar que todos dêem o melhor de si na competição.