A Intel, uma das maiores empresas de tecnologia do planeta, entregou o seu tradicional prêmio Inventor do Ano recentemente e o premiado foi um engenheiro brasileiro. O troféu foi entregue em setembro no Dolby Theather (o mesmo da cerimônia dos Oscars) pelo CEO da Intel, Brian Krzanich.
O pernambucano Carlos Cordeiro, que já trabalha na empresa há alguns anos, foi eleito o Inventor do Ano da empresa, líder do mundo no setor de semicondutores.
Carlos já registrou mais de 200 patentes para a empresa sendo que 65 foram só no ano passado. Segundo a empresa, 15 dessas patentes são consideradas extremamente importantes para a empresa, já que poderão ser utilizadas de maneira mais abrangente para o futuro da companhia.
Carlos Cordeiro é diretor de comunicação Wi-Fi da Intel e, apesar de não atuar diretamente no departamento mais famoso da Intel (o de chips e semicondutores), mas lidera outro departamento de extrema importância para o futuro da empresa: o de pesquisa e desenvolvimento na área de comunicação wireless.
Além das 200 patentes já aprovadas para a Intel, outras 400 ainda estão esperando aprovação.
Vale lembrar que, além de trabalhar na Intel, Carlos já passou pela IBM e pela Nokia durante sua carreira nos EUA - onde mora desde 2001, quando se mudou para fazer seu doutorando na Universidade de Cincinnati.
Sua formação inicial foi na Universidade Federal de Pernambuco.
O modelo americano de negócios se diferencia em muitas coisas do modelo brasileiro, especialmente no que tange ao mercado de tecnologia.
Por lá, as empresas são muito mais incentivas a apostar na criação de patentes do que são no Brasil.
Como explica o próprio Carlos Cordeiro em entrevistas recentes, existem milhares de empresas nos EUA que se dedicam quase que exclusivamente ao desenvolvimento de patentes - ou seja, à invenção de novas tecnologias.
Empresas como a Qualcomm, outra gigante do setor de semicondutores e rival da Intel, tem metade do seu faturamento estimado direcionado ao seu setor de desenvolvimento de conhecimento e patentes.
Essa postura coloca o brasileiro Carlos Cordeiro como um dos mais importantes funcionários da Intel no momento e, não a toa, o grande premiado pela empresa americana nesse sentido.