Há algum tempo, o Instagram começou a testar uma nova funcionalidade na sua rede social: a capacidade de avisar ao usuário caso um dos seus stories seja printado.
A razão é simples: muitas pessoas gostam de "stalkear" os crushes na rede social, vendo seus stories e até mesmo tirando print das imagens para ter no celular para olhar depois.
Isso inibe as pessoas a postar stories, que são conteúdos que desaparecerão depois de 24 horas online.
Para diminuir o número de prints e aumentar a segurança dos usuários para postar stories, o Instagram começou a testar uma ferramenta que dedurava quem tirasse captura de tela dos stories de outros usuários.
O teste aconteceu a partir de fevereiro desse ano e foi encerrado pelo Instagram recentemente. A rede social não revelou porque não quis manter a ferramenta no ar para mais usuários.
O recurso funcionava da seguinte forma: quando você tirava uma captura de tela de um stories, aparecia uma mensagem no aplicativo dizendo que, no próximo print feito por você, o usuário que postou o stories seria avisado do ocorrido.
Ou seja: os "stalkers" ainda recebiam um aviso antes de serem expostos pela rede social.
Como o Instagram não revelou porque quis encerrar os testes da ferramenta, não dá para saber o que motivou essa decisão, apenas especular.
É possível que a reação negativa tenha sido grande demais ou a ferramenta não foi eficaz para interromper os prints dos stories como a rede social achou que seria.
Seja como for, as pessoas estão livres para tirar prints novamente dos stories dos outros, sem peso na consciência se serão revelados ou não para os outros usuários.
Pelo menos por enquanto, claro.
O fato do teste ter acabado não significa que o Instagram decidiu abandonar a ideia de avisar aos usuários que os prints foram realizados. Pode ser que a rede social crie uma nova solução para essa questão e implemente-a nos próximos meses.
Enquanto isso, os “stalkers” estão livres para agir na rede social. Para quem fica com medo de postar Stories e ser “printado”, a única solução por enquanto é controlar quem pode te seguir e ver seus posts.
E aí, o que achou da novidade? Deixe um comentário abaixo!