As redes sociais estão se tornando, dia após dia, plataformas de comércio online.
Já faz tempo que é possível comprar pelo Facebook diversos itens, seja em páginas de conteúdo específico ou em grupos, com usuários vendendo itens entre si.
Um dos recursos que deve chegar em breve no Facebook é a possibilidade de fazer pedidos pelo Messenger, pedindo uma pizza ou algo parecido e pagando pela própria rede social.
O WhatsApp é outro que também faz esse tipo de negócio. Na verdade, segundo alguns dados recentes, cerca de 1% do PIB do Brasil advém de compras e transações realizadas no WhatsApp, que também adicionou um sistema de pagamentos aprimorado para aumentar esse tipo de recurso.
Agora, é o Instagram que faz o mesmo, adicionando um método de pagamento na sua rede social.
Segundo a imprensa internacional, o Instagram já começou a adicionar o recurso de pagamento no aplicativo para alguns usuários.
O recurso permite que o usuário registre um cartão de débito ou crédito como parte do seu perfil, estabeleça uma senha numérica e então possa começar a fazer compras sem precisar sair do Instagram para isso.
No momento, segundo o Instagram, apenas algumas empresas parceiras podem vender pela rede social. A ideia é que o recurso seja utilizado inicialmente para restaurantes, bares e outros estabelecimentos que exijam algum tipo de "reserva" com antecedência.
No futuro, o Instagram quer ampliar esse recurso para vender ingressos de cinema e outros produtos que não exigem, necessariamente, uma "entrega" de algum objeto na sua casa.
Por enquanto, o recurso ainda não está disponível para todos. Alguns usuários nos EUA e no Reino Unido já registram a funcionalidade nos seus aplicativos, mas o resto do mundo ainda não tem a função ativa no momento.
Aos poucos o recurso deverá ser liberado para mais usuários, conforme o Instagram vai fechando mais parcerias para mais empresas oferecerem seus serviços pela rede social.
As regras de transações monetárias do Instagram são as mesmas do Facebook, já que as duas redes sociais são da mesma empresa.
Para a rede social, esse recurso deverá aumentar a sua receita de publicidade, já que mais empresas irão anunciar no Instagram para conseguir mais vendas pela rede social.
O mais interessante para as empresas é que esse recurso permitiria que as pessoas não precisassem sair do Instagram para comprar. A ideia é que essa facilidade possa aumentar as taxas de conversão dos anúncios realizados na rede social, aumentando o retorno em cada anuncio.
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