Você talvez já saiba, mas o Oceano Pacífico está muito, muito poluído. Para se ter uma noção, existe uma ilha de plástico no Oceano Pacifico, entre São Francisco e o Havaí, que tem 3 vezes o estado da Bahia. É muita coisa!
E, no momento, muita gente trabalha em maneiras de tentar limpar esse oceano e evitar a morte de tantas criaturas marítimas que sofrem com essa situação.
E uma dessas pessoas são os colaboradores da Ocean Cleanup, uma fundação holandesa que desenvolveu um sistema que planeja limpar esse 1,4 milhão de quilômetros quadrados que poluem o Oceano Pacífico.
No momento, a equipe já começa a desenvolver o primeiro protótipo do seus sistema, que usa redes gigantes em um porto de São Francisco e deve ir para o alto mar até o fim de ano.
O sistema começa com um tubo que tem cerca de 600 metros de extensão e é feito de um plástico maleável e super resistente, o que permite que ele tenha flexibilidade e não seja destruído sem querer no meio do caminho.
Esse tubo fica boiano em formato de U no oceano e deverá servir como uma barreira para o lixo que navega pelas águas do pacífico.
Como ese tubo tem uma âncora móvel, ele consegue ficar sempre um passo à frente do lixo e se move com as águas do oceano, evitando que o lixo se espalhe.
Outra vantagem do sistema é que ele fica apenas na superfície do oceano, sem capturar peixes ou outras formas de vida que passem por baixo dela, como acontece com redes e outros sitemas.
Quando esse U formado pelo tubo estiver "lotado", a fundação irá até lá com uma super-rede para capturar tudo e tirar o lixo da água.
No momento, o plano é tentar colocar o primeiro tubo da Ocean Cleanup em ação ainda em 2018 e testar o seu desempenho em ação. Se tudo der certo, a ideia é colocar mais 60 tubos espalhados pelo Oceano Pacífico e conseguir coletar mais de 80 mil toneladas de plástico em cinco anos, para reciclar esse material.
E aí, o que você acha da novidade? Deixe um comentário abaixo!