Imagine a seguinte cena no futuro: você está se sentindo um pouco mal, com um pouco de tontura. Vai no médico e ele receita um remédio personalizado, uma mistura química.
Então você se dirige a farmácia e o atendente pega uma impressora 3D, capaz de imprimir na hora o seu remédio totalmente personalizado e perfeito para o seu caso.
Esse cenário parece incrível e está mais próximo do que esperamos.
A empresa Vitae Industries anunciou uma nova impressora 3D chamada de AutoCompounder, que é especializada na impressão de remédios ou pílulas.
De tamanho pequeno, ela foi feita para ser alocada em farmácias e postos de saúde, com a habilidade de imprimir cápsulas de remédios customizadas com diferentes quantidades de medicamentos.
Hoje em dia, esse trabalho é feito por farmacistas especializados, mas eles levam três vezes mais tempo para essa tarefa do que a impressora 3D em questão.
Além desse benefício, ela ainda traz uma novidade bem interessante: pode misturar diferentes doses de diferentes remédios numa única pílula.
Por exemplo, quase todo mundo conhece alguém que precisa tomar 3 comprimidos de X, 2 de Y, uma dose de Z e outra de W, resultando em quase um coquetel inteiro de remédios. Com a máquina, é possível colocar todos eles em uma pílula só.
Para completar, a impressora 3D ainda permite dosagens muito específicas para os remédios. O padrão do mercado é 500 mg ou 1000 mg, mas esse padrão não aceita muita gente.
As vezes, a pessoa precisa de 1500 mg ou apenas 150 mg. Nesses casos, o de 1000 é insuficiente e o de 500 é muito mais que o necessário.
A máquina conserta isso ao firmar uma dosagem específica de 1500 mg ou 150 mg.
Isso significa que os remédios serão bem mais eficientes e baratos nos próximos anos, especialmente em países de pouco desenvolvimento econômico e que não pode arcar com os remédios vendidos normalmente pelos laboratórios.
Para uma população no interior do sertão brasileiro, por exemplo, essa máquina seria muito útil para aumentar a expectativa de vida dessas pessoas, assim como o conforto delas também.
Ainda não há um prazo de lançamento oficial desse equipamento nos EUA ou no mundo, bem como nenhuma informação sobre o seu preço.