Nós sabemos que as evoluções em Inteligência Artificial vão dominar o mercado de trabalho em breve e oferecer opções para todas as profissões que podemos pensar atualmente.
O exemplo mais recente disso veio do campo do Direito, através de uma Inteligência Artificial chamada LawGeex, que foi criada para revisar acordos de não divulgação, o time de acordo judicial que impede as partes envolvidas de deixar público o conteúdo do processo entre elas.
Os desenvolvedores da Inteligência Artificial contrataram 20 advogados para um teste. Tanto os advogados como a IA foram colocados em uma sala, em um ambiente controlado e desenvolvido para simular o contexto que os profissionais dessa área passam para avaliar algum tipo de brecha em acordos sigilosos.
Para começar, a primeira métrica considerada foi o alcance médio de precisão de cada contrato. A LawGeex conseguiu uma média de 94% de precisão ao encontrar brechas jurídicas nos contratos, enquanto os advogados humanos atingiram apenas 85%.
Outro dado interessante foi a precisão máxima da LawGeex ao avaliar um único documento. A IA conseguiu 100% em alguns contratos, encontrando todas as brechas disponíveis neles, enquanto os advogados humanos conseguiram apenas 97% em um contrato.
Porém, a diferença da IA e dos humanos ficou mais evidente no tempo de conclusão da tarefa.
A IA levou 26 segundos para analisar cada contrato em média, enquanto os advogados humanos levaram 92 minutos em média para a mesma tarefa.
Com isso, a LawGeex mostrou sua aptidão para fazer uma análise precisa de contratos pela Constituição Americana. Ainda está longe, mas em breve poderemos ter advogados artificiais mais eficientes e que poderão garantir mais justiça para todos, ao aplicar a lei mais precisamente.
Por enquanto, a LawGeex trabalha apenas com acordos de não divulgação, mas a IA pode ser programada para entender as particularidades de qualquer situação jurídica se tiver uma base grande o suficiente de dados para analisar e aprender a navegar por eles.
E aí, você acha que no futuro teremos mais advogados-robôs do que advogados humanos? Sua opinião é de que essas Inteligências Artificiais trarão mais justiça para todos ou não?