Essa semana terá início a Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia, no meio de polêmicas políticas entre o país sede e outros participantes.
Porém, dentro de campo, as atenções estarão focadas nos principais craques da competição, lutando pelo troféu que só é disputado a cada 4 anos. Para alguns, como Messi e Cristiano Ronaldo, essa é a última oportunidade de levantar a taça. Para outros, promessas do futuro como Gabriel Jesus, Mbappé, Dembélé ou Dybala, a primeira oportunidade de se tornar campeão do mundo.
Dentre as equipes favoritas ao título na Rússia, estão algumas das mais tradicionais e outras surpresas. A Alemanha, atual tetracampeã do mundo, entra como favorita, claro. A Espanha e a França, pelos seus grandes elencos, também. Assim como a Argentina, Bélgica, Portugal e Inglaterra são opções válidas.
Isso sem falar no Brasil, claro. A seleção de Tite é uma das grandes favoritas ao título na Rússia. E quem diz isso é a Inteligência Artificial montada pelo grupo de investimento Goldman Sachs, um dos maiores do planeta.
O fundo de investimentos montou um sistema de inteligência artificial que usa quatro modelos de aprendizado de máquina diferentes que se compararam com dados e informações sobre todas as partidas de todas as edições da Copa do Mundo e da Eurocopa desde 2005.
Com base nesses dados, o sistema chegou a conclusão que o Brasil será o campeão da Copa do Mundo de 2018. Além disso, o time brasileiro enfrentaria a França na semifinal da competição (Portugal x Alemanha fariam a outra semifinal do torneio).
O problema para os brasileiros é que esse mesmo sistema apontou que o Brasil seria o campeão da Copa do Mundo de 2014, aqui no nosso país. Quem assistiu ao evento, possivelmente tem dificuldades de esquecer a histórica derrota por 7 a 1 sofrida contra a Alemanha na semifinal da competição.
Do outro lado, uma simulação com melhor registro de acertos, a simulação da Eletronic Arts com o seu FIFA 18, deu a França como campeã da Copa do Mundo 2018.
Na última Copa, em 2014, o simulador da Eletronic Arts deu a Alemanha como vencedora do torneio (e os germânicos realmente levaram o caneco).
Em 2010, o simulador da EA também acertou a seleção campeã da Copa: no caso, foi a Espanha, que levantou o caneco depois de derrotar a Holanda por 1 a 0.
Em compensação, a EA errou em 2006, primeira vez que tentou fazer esse tipo de previsão. Na ocasião, o simulador do FIFA 06 deu a República Tcheca como campeã do torneio (e o título ficou com a Itália).
E aí, vamos confiar em quais máquinas? Parece que o jeito é esperar o dia 15 de julho para saber o vencedor da Copa do Mundo. Para quem você irá torcer?