Você já parou para pensar o que se passa na cabeça de uma pessoa corrupta? O que deve pensar um político corrupto ou um empresário que busca trapacear para obter vantagens?
O que leva essas pessoas a se envolver em atos criminosos ao invés de participar da sociedade como o resto de nós? É o sentimento de impunidade? A ganância? Ou algo além?
Essas perguntas deverão ser respondidas no novo projeto da Forbes no Brasil.
A plataforma de mídia usará tecnologia para tentar entender mais profundamente as origens da corrupção e o pensamento de um corrupto.
A Forbes lançou uma inteligência artificial, um personagem, que foi criado para personificar o corrupto brasileiro.
Chamado de Sr. Ricky Brasil, essa inteligência artificial será alimentada com depoimentos e entrevistas de mais 150 corruptos da vida real, desde políticos a empresários. Esse material será processado pelo cérebro digital da IA e se transformará na personalidade de Ricky Brasil.
Com esses pensamentos a disposição, o projeto poderá então analisar mais profundamente como um corrupto funciona e porque ele faz o que faz. Afinal de contas, o Sr. Ricky Brasil será o "corrupto dos corruptos", feito da pura essência da corrupção.
O Sr. Ricky Brasil foi feito em uma parceria da Forbes Brasil com a Olgivy e a Nexo, para tentar entender melhor o que é a "corrupção" no Brasil.
Você pode ver o "corrupto-mor" em ação no vídeo abaixo:
No vídeo acima, é possível ver algumas declarações de Sr. Ricky Brasil sobre diversos temas.
Por exemplo, ele se diz contra o foro privilegiado. Ele argumenta que o foro privilegiado deixaria os processos de corrupção mais rápidos porque seriam julgados pelo STF direto, sem chance de recurso, mas que duvida da imparcialidade de um julgamento em instância única.
Os responsáveis pelo projeto falam que frases desse tipo mostram o cinismo de Sr. Ricky Brasil, um traço de personalidade comum no "político corrupto".
Essa é apenas mais uma das medidas de tecnologia e inteligência artificial que tentam combater a corrupção no país. Outra iniciativa famosa é a Operação Serenata, que desenvolveu a Rose, uma IA capaz de investigar os gastos pessoais de parlamentares e destacar aqueles que não estão adequadas à legislação brasileira ou possuem algum tipo de incongruência.
E aí, o que achou da novidade?