Você sempre quis andar de moto mas teve medo de não conseguir se equilibrar nela e cair? Bem, talvez o futuro tenha algo para ajudar nesse quesito - pelo menos é o que a Honda promete com a sua moto que se equilibra e anda sozinha.
A empresa anunciou durante a CES 2017, o maior evento de tecnologia do mundo, uma nova tecnologia que é capaz de manter a moto equilibrada automaticamente, além de fazer com que ela possa andar sozinha por aí - como os carros autônomos.
A empresa japonesa explicou que a tecnologia usada na sua moto é a mesma que foi usada no robô ASIMO e no Uni-Club, um uniciclo elétrico que permite que você simplesmente sente nele e saia aindando por aí sem preocupações.
Basicamente, a moto tem um sistema que lembra um giroscópio (não é um giroscópio em si pois ele seria muito pesado) e que consegue detectar a inclinação e posicionamento da moto em relação ao chão.
Com esses dados, a moto consegue ativar a sua suspensão dianteira e também fazer ajustes no guidão para que o equilíbrio aconteça e a moto possa ficar de pé.
Em relação a andar sozinha, a moto da Honda usa o mesmo sistemas que os principais carros autônomos que deverão chegar ao mercado em breve também usam.
Isso significa que além de carros capazes de dirigir sozinhos, também teremos em breve motos capazes de dirigir sozinhas.
Até agora, a empresa japonesa não revelou quando essas duas tecnologias serão utilizadas nas suas motos comerciais – ou seja, quando poderemos adquirir motos com esses recursos. Por enquanto, essas tecnologias são apenas protótipos para exibição e para que possamos imaginar o que o futuro aguarda em termos tecnológicos.
Vale lembrar que a BMW, há alguns dias, revelou a sua própria moto segura chamada BMW Motorrad Vision Next 100, uma moto tão segura que dispensa o uso de capacetes.
Segundo a BMW, a moto terá um sistema que vai impedir que ela caia, andando ou parada. Além disso, a moto vai ser capaz de calcular em tempo real as manobras realizadas e sugerir o que o condutor precisa fazer para "ser mais seguro". Em casos extremos, a moto pode até mesmo assumir o controle para evitar acidentes.
Além disso, a BMW desenvolveu um visor que deve ser vestido como óculos e que vai mostrar diversas informações na tela, incluindo câmeras traseiras como uma espécie de retrovisor.
Não restam dúvidas que o futuro das motos será muito mais seguro nessa briga entre BMW e Honda.