A cidade de Brumado, na Bahia, ganhou o noticiário nacional por causa da ação de um hacker na sua Câmara de Vereadores.
Segundo as informações disponíveis no momento, um hacker teria invadido a conta bancária da Câmara e desviado cerca de R$ 95 mil.
Esse valor teria sido transferido para uma conta do Itaú em uma agência de Brasília e corresponde a cerca de 21% de todo o rendimento mensal da Câmara de Vereadores da cidade.
O caso ainda está sendo investigado pela polícia.
Segundo o vereador Leonardo Vasconcelos, do PDT-BA, que é também presidente da Câmara de Vereadores da cidade, o desvio foi notado inicialmente quando uma tela surgiu no sistema financeiro da Câmara, pedindo por informações que não são normalmente requisitadas.
Quando o vereador entrou em contato com o Banco do Nordeste, que gerencia a conta bancária da Câmara, ele recebeu a orientação de reiniciar o computador.
Porém, já era tarde demais e o hacker já havia desviado 95 mil reais da conta da Câmara. No momento, o BNB (Banco do Nordeste) vê indícios de fraude eletrônica e analisa o caso para ressarcir o valor para a Câmara da cidade. A instituição também já solicitou o congelamento dos valores que foram transmitidos para a conta do Itaú pelo hacker.
Até o momento, a polícia ainda não revelou a identidade do titular dessa conta que recebeu o dinheiro e nem se existem suspeitos de ter realizado esse crime.
Por enquanto, a expectativa é que a Câmara de Vereadores de Brumado receba o ressarcimento do valor desviado em até 10 dias úteis.
Além disso, ainda não há uma explicação que ajude a entender como esse ato teria ocorrido e como o hacker teria conseguido burlar os sistemas de segurança da Câmara de Vereadores da cidade, se foi uma invasão à distância ou se ele conseguiu, de alguma forma, acessar o sistema fisicamente para instalar algum tipo de vírus ou porta de entrada.
Seja como for, a situação começa a ser investigada agora e o crime foi impedido antes de mais dinheiro do contribuinte de Brumado ter sido desviado de maneira ilegal.