A Nintendo lançou no fim do ano passado o novíssimo NES Classic Edition, uma versão menor e mais moderna do Nintendinho, seu primeiro console caseiro.
O lançamento do projeto foi super bem sucedido, mas o NES Classic Edition carregava uma limitação - ou melhor, uma "limitação". A livraria de jogos do console suportava 30 games já pré-instalados na máquina e outros cartuchos originais. Porém, como o Nintendinho foi lançado há mais de 30 anos, não existem mais muitos cartuchos originais do NES por aí - e nem disponíveis para compra em lojas oficiais, apenas em fóruns de troca de fãs.
Por isso, os donos do recém lançado NES Classic Edition tem apenas os 30 jogos da livraria oficial do console. Mas parece que isso mudou agora, com um grupo de hackers conseguindo adicionar novos títulos no console para jogar.
O hack para poder adicionar novos games no NES Classic Edition apareceu no fórum GBX, que é um forum russo especializado em games antigos. Ele está na forma de um vídeo no YouTube, narrado em russo, claro.
Por enquanto, o pessoal do subreddit NESClassicMods conseguiu traduzir o vídeo e colocou as instruções para funcionar, mostrando resultados provando que o hack funciona sim.
O processo para adicionar novos jogos no seu NES Classic Edition não é simples e requer bastante conhecimento de programação. Basicamente, os hackers precisam instalar uma versão fantasma do sistema do NES no console e injetar a ROM através de uma ferramenta especial desenvolvida exclusivamente pro processo.
Nesse momento, diversas ferramentas e tutoriais para facilitar o trabalho já estão sendo desenvolvidas para facilitar a injeção de novas ROMS nos aparelhos já vendidos.
Obviamente, nós fizemos o assunto parecer um pouco mais simples do que realmente é ao simplificar a questão, mas agir com base nesse vídeo sem entender totalmente o que se está fazendo pode fazer com que seu NES Classic Edition realmente fique inutilizável graças a um simples clique no lugar errado.
Além disso, existe toda a complicação técnica da coisa. O NES Classic Edition é equipado com um emulador próprio desenvolvido pela Nintendo e pensado exclusivamente para os 30 games que estão equipados no console.
Nada garante que um outro game, como Mega Man 2 por exemplo, vá rodar no console por causa das limitações desse emulador.
Além disso, moralmente, a novidade adiciona um outro complicador: as ROMs disponíveis não são liberadas legalmente pela Nintendo, mas sim de forma ilegal na Internet.
Seja como for, você gostaria de comprar um NES Classic Edition agora que ele possui formas de ter mais jogos?