A jovem Tereza Gayoso, de 23 anos, virou notícia no fim do ano passado por ter obtido a nota máxima na redação do ENEM. A jovem obteve nota 1000 na redação e praticamente garantiu sua inscrição no curso que quisesse no Ensino Superior.
Como a maioria dos jovens que se destacam no ENEM, Tereza queria cursar Medicina. Essa era sua primeira opção e vocação.
Porém, um grupo de hackers e "trolls" da Internet invadiram o portal do INEP e trocaram a inscrição da jovem por outro curso: o de Produção de Cachaça, no Instituto Federal do Norte de Minas, em Salinas, Minas Gerais.
A jovem percebeu a alteração apenas nessa terça-feira, dia 31 de janeiro. De acordo com especialistas, o ataque só foi possível porque o INEP possui um portal na Internet muito inseguro e que permite que a senha de alguém seja redefinida com apenas alguns dados simples e "fáceis" de saber.
Todos os dados exigidos pelo INEP, como o CPF, Nome da Mãe e o Município de Residência, são fáceis de serem encontrados na Internet. Assim não foi nenhum trabalho enorme para os hackers (que nem podem realmente serem chamados de hackers) para invadir o cadastro da jovem no site e alterar o curso dela.
Essa "brincadeira" pode acabar saindo caro para Tereza Gayoso. Como o prazo para a inscrição do curso no SISU, que usa o mesmo portal que o INEP, já acabou e Tereza só percebeu essa alteração na terça-feira, ela não consegue mais alterar suas informações e nem recadastrar sua opção de curso.
O INEP ainda não se pronunciou revelando se vai ou não alterar o curso da jovem Tereza Gayoso.
Sobre o culpado da ação, indícios na Internet apontam para um chan na rede que teria organizado a ação, mas cuja identificação dos culpados só pode ser realizada pela Polícia Federal.
O INEP divulgou um comunicado afirmando ter identificado a data, hora, local, operadora de Internet e IP de quem fez a alteração e repassou os dados para a Polícia Federal. Resta saber o que acontecerá com os estudantes que tiveram esses dados alterados, já que existem suspeitas de que outros jovens também foram raqueados.