Uma notícia foi divulgada nessa semana trazendo uma vitória para o grupo que apoia a total privacidade para os usuários na Internet.
O Google anunciou em um artigo no seu blog que irá "alinhar" o serviço fornecido pelo Gmail para os seus usuários "comuns" com o serviço oferecido para os usuários do Gmail via G Suite.
Isso significa que a empresa que foi criada pela dupla Larry Page e Sergey Bruin não vai mais ler os e-mails que você manda e recebe para fins publicitários.
Não entendeu o que isso significa? Aqui vai a explicação:
Hoje em dia, você é capaz de usar o Gmail de duas formas: a primeira é a maneira mais comum, criando uma conta Google de graça e utilizando o aplicativo normalmente, sem dificuldades.
Já a segunda maneira é trabalhando em uma das mais de 3 milhões de companhias que assinaram o pacote G Suite. Esse pacote une o Google Drive, Calendário Google, Documentos Google e o Gmail num só serviço para que as empresas do mundo todo possam usar.
A versão dos aplicativos utilizada no G Suite é um pouco diferente da versão "gratuita" desses serviços.
Uma das diferenças é que os aplicativos, especialmente o Gmail, não usam os dados dos usuários para poder formular propagandas.
Quem já se aventurou pelo mundo da publicidade na Internet sabe que um dos grandes trunfos do Google é seu potencial infinito de customização das propagandas exibidas para os usuários através da Rede de Display do Google Adwords.
Utilizando os trilhões de dados que nós deixamos pela Internet (como os e-mails enviados, últimos sites acessados e pesquisas feitas), o Google Adwords consegue exibir o anúncio certo para a pessoa certa - também cobrando a quantia certa para isso.
Se você pesquisar por "viagens para Paris", por exemplo, logo vai começar a ver anúncios de companhias de viagens, hotéis e empresas aéreas oferecendo serviços para quem for viajar para Paris.
Uma das fontes que o Google utilizada para coletar dados eram os trilhões de e-mails trocados anualmente pelos seus mais de 1,2 bilhões de usuários no Gmail.
Esses dados eram lidos por espécies de robôs do Google, a empresa jura que os dados não passavam por olhos humanos, e categorizados de maneira "grupal", não individual para proteger sua privacidade.
Agora, porém, os seus e-mails estarão ainda mais protegidos. O Google afirmou que tem o plano de transformar o Gmail normal, gratuito, no mesmo serviço oferecido via G Suite, o que significa que seus e-mails não serão mais utilizados como fonte de dados para a customização de anúncios - ou seja, não serão mais lidos pelos bots e algoritmos do Google.
Vale lembrar que o Google não anunciou a data certa dessa mudança, mas prometeu que tudo acontecerá até o fim desse ano.
O que você achou da novidade? Conte sua opinião através do campo de comentários abaixo!