Você prefere usar SMS ou WhatsApp atualmente? É provável que responsa WhatsApp. Afinal, além de "gratuito", o programa ainda possui diversos recursos que não estão presentes nas SMS, como áudios, fotos, gifs, mapas e vários outros recursos que facilitam a sua comunicação.
Porém, isso vai mudar em breve. A Google anunciou que irá trabalhar com as empresas de comunicação na América Latina para levar um novo padrão de SMS para a região, a "SMS do futuro", de certa forma.
A ideia será implantar o RCS, Rich Communications Service (Serviço de Comunicação Rica), na região. Aqui no Brasil, a implementação será feita em parceria com a Vivo, Claro e a Oi.
Isso significa que os clientes dessas operadoras poderão enviar mensagens iguais as enviadas pelo WhatsApp, com áudios, fotos, mapas com sua localização e muito mais. Além disso, será possível criar grupos para conversar, além de ver quem leu ou não as suas mensagens enviadas.
Esse novo padrão foi criado pela própria Google em parceria com várias fabricantes de smartphones e com a organização internacional que estabelece os padroes de comunicação móvel pelo planeta, a GSMA.
O sistema, o RCS, começou a ser implementado nos EUA, na Ásia e na Europa desde o ano passado. Agora, chega na América Latina no Brasil e no México, através da AT&T. A Google estima que dois terços de todos os usuários de celulares da América Latina sejam abrangidos por essas 4 empresas citadas.
O grande ponto não respondido ainda é se esse novo padrão de SMS terá um custo extra por parte dos usuários ou se o tráfego extra de dados que esse recurso vai gerar será descontado do plano de dados do usuário.
Vale lembrar que, claro, você só poderá usar os recursos do RCS com usuários das operadoras que tenham o serviço. Então não será possível enviar os recursos multimídias para um cliente de outra operadora que não uma das três citadas.
Além de conversar melhor com seus amigos, o recurso terá efeitos para empresas também. Um cinema, por exemplo, poderá enviar um código de validação do ingresso por SMS para os usuários, como se ofsse num email, por exemplo.
A implementação na América Latina começará ainda em 2017.