A Google tem focado seus esforços na área de desenvolvimento de inteligências artificiais. A empresa espera ser a pioneira no desenvolvimento de IAs que vão ajudar a humanidade a resolver seus grandes problemas e a gerenciar grande parte da nossa vida no futuro.
Para isso, a Google tem desenvolvido sistema atrás de sistema e testado esses projetos em disputas contra cérebros humanos a partir de jogos.
A pouco tempo, um projeto desenvolvido pela DeepMind (subsidiária da Google) conseguiu vencer o melhor jogador do mundo de Go, um jogo de tabuleiro.
O desafio foi impressionante pois, diferente do Xadrez, Go tem regras muito simples e isso adiciona uma camada de complexidade muito grande. Para vencer, o sistema tinha quase que usar sua intuição.
Agora, a Google vai determinar um novo desafio para seu projeto de Inteligência Artificial: dominar o game Starcraft 2.
O anúncio da empresa foi feito durante a Blizzcon, uma conferência anual realizada pela Blizzard, empresa que desenvolve Starcraft.
Para quem não conhece, Starcraft é um complexo game de estratégia em tempo real que mistura três elementos: gerenciamento de recursos, monitoramento do mapa e tática de combate.
Nele, os jogadores passam a desenvolver uma "civilização" em um mapa, gerenciando seus recursos e se preparando para o inevitável combate com outros jogadores.
Ninguém sabe onde está o adversário e em qual nível de desenvolvimento ele se encontra, portanto o game exige planejamento a longo prazo, capacidade de adaptação e estratégia.
O desenvolvimento de jogo da IA vai ser apoiado pela Blizzard. A empresa vai oferecer um novo pacote gráfico mais simples para facilitar a compreensão do jogo pela Inteligência Artificial, além de replays de partidas famosas que vão permitir que o sistema aprenda como jogar o game através de informação visual, assim como os humanos.
Para a Google, o projeto vai permitir que seu sistema de inteligência artificial fique mais sofisticado e mais parecido com um humano. Já para a Blizzard, o sistema será ótimo pois vai ajudar no desenvolvimento de treinadores virtuais, aumentando o nível dos jogadores do futuro.
Porém, as duas empresas sabem que esse projeto ainda vai levar alguns anos para ter resultados concretos. Vai demorar um pouco para o sistema aprender a jogar Starcraft e se tornar um mestre, derrotando os melhores do mundo nisso.