A Deloitte, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, divulgou hoje um novo relatório encomendado pela Google mostrando o impacto da gigante de buscas na economia brasileira em 2015.
Segundo o relatório, a Google ajudou a movimentar cerca de R$ 37 bilhões no Brasil no ano passado. É importante clarificar que não foi a própria Google que tirou esse dinheiro do bolso e colocou na economia, mas sim o serviço foi utilizado por milhares de empresas que movimentaram toda essa quantia, além de terem mantido cerca de 430 mil empregos no país.
Ainda de acordo com o relatório, o Google Adwords (o principal programa do Google para empresas) costuma retornar algo como R$ 3,40 até R$ 8 para cada real investido pelas empresas.
No AdWords, empresas podem contratar palavras-chave para terem seus resultados exibidos quando alguém busca esses termos. Por exemplo, imagine que você é dono de uma pizzaria no Rio de Janeiro - você pode anunciar seu site quando alguém buscar "pizzaria Rio de Janeiro" e exibir seu contato no topo das pesquisas.
Ainda de acordo com o relatório da Deloitte, outra grande fonte de renda gerada pela Google no Brasil em 2015 foi o AdSense, o sistema de banners criado pela Google.
Além de exibir seus anúncios no Adwords, as empresas podem contratar banners para serem exibidos em sites ou comerciais em vídeos.
Esse sistema gerou mais de R$1,2 bilhão na economia brasileira em 2015.
Produtores de conteúdo na Internet, como os Youtubers, foram outros grandes geradores de renda. Cerca de R$ 400 milhões foram criados no país através dos Youtubers nacionais. Um enorme valor!
E o futuro? A perspectiva é que a Internet seja uma ferramenta ainda mais potente nos próximos anos em termos de geração de riqueza. Aos poucos, vai ficando mais fácil produzir e achar conteúdo, além de novas ferramentas sendo criadas diariamente para que riqueza seja gerada no nosso país, que é um dos principais usuários e consumidores na Internet.
No Youtube, por exemplo, nosso país é o segundo maior consumidor de vídeos, perdendo apenas para os EUA.
Além disso, ainda temos grande destaque no Facebook, que não divulgou seus dados de geração de riqueza no Brasil, que deverá ser muito alto também.