Você acorda, vai escover os dentes, lavar o rosto e tomar o café da manhã. Nesse meio tempo, dá uma olhada no WhatsApp e percebe aquele monte de mensagens de mães, pais, tios e tias em grupos de família ou pessoais, com imagens ou gifs de bom dia.
Muitas vezes essas imagens são enviadas e reenvidas por pessoas diferentes, então é possível ter armazenado no celular várias cópias da mesma imagem ou do mesmo gif.
Muita gente detesta esse tipo de mensagem por vários motivos, inclusive por ocupar o pouco espaço de armazenamento nos celulares.
Agora, o Google decidiu que vai lutar contra as imagens e gifs de bom dia também. A empresa vai lançar um novo recurso no Files Go, que será capaz de reconhecer imagens de bom dia e apagá-las do celular e de conversas no WhatsApp.
Com esse recurso, é possível que não só seu dispositivo poupe espaço, como a prática de envio desse tipo de mensagem diminua, já que as pessoas começarão a apagar as imagens automaticamente, via Files Go.
O primeiro país que receberá esse recurso é a Índia, que sofre com um problema muito semelhante ao do Brasil nessa área. Na verdade, a situação lá é um pouco mais grave.
De acordo com pesquisa do Google, cerca de 1 em cada 3 usuários inidianos ficam sem espaço no smartphone por causa de imagens e gifs de bom dia.
Considerando que são mais de 1 bilhão de habitantes no país asiático, nós chegamos a um número enorme de pessoas sem conseguir usar seus smartphones direito por causa de tantas fotos e gifs desse tipo, especialmente se considerarmos que aparelhos sem muito espaço de armazenamento são os mais comuns na Índia.
O Files Go, que é um software já conhecido e utilizado normalmente para apagar arquivos desnecessários de celulares Android, receberá então essa nova funcionabilidade desenvolvida pelo Google.
A empresa treinou inteligências artificiais para reconhecer imagens motivacionais ou de bom dia para poder apagá-las aliado ao Files Go.
Por enquanto,o apenas o país asiático receberá essa funcionabilidade, já que leva um pouco mais de tempo para treinar as IAs a reconhecerem mensagens de bom dia em diferentes idiomas e o padrão delas em diferentes povos.
Porém, é possível que logo, logo a novidade chegue ao Brasil também, já que provavelmente sofremos do mesmo problema que os indianos.
Enquanto isso, você pode evitar que essas imagens, gifs e vídeos encham a memória do seu celular ao impedir que o WhatsApp faça o download automático desse tipo de conteúdo.
E aí, o que achou da novidade?