Sabe quando você vai pesquisar algo no Google e o buscador tenta adivinhar o que você vai pesquisar?
Por exemplo, você digita "receita de" e o site completa com "bolo", "strogonoff" ou "lasanha"?
Pois bem, a Google anunciou nessa semana uma versão melhorada dessa ferramenta que deverá ser utilizada no Gmail dessa vez.
A empresa anunciou um sistema de texto preditivo (ou seja, uma ferramenta que tenta adivinhar o que você vai dizer) para os seus e-mails no Gmail.
Chamado de Smart Compose, a novidade funciona em segundo plano no Gmail e não interfere nada na escrita dos seus e-mails.
Porém, a ferramenta sugere não só palavras, como frases inteiras e o usuário pode aceitar ou não a sugestão usando a tecla Tab.
No exemplo que o Google ofereceu, o usuário responde a um e-mail convidando-o para uma "noite do Taco".
O e-mail foi enviado por uma amiga chamada "Jacqueline Bruzek". Assim que abre o email para responder, a ferramenta já sugere um "Hey Jacqueline" como linha inicial.
Na apresentação do Google, a ferramenta foi capaz de fazer sugestões temáticas com base no assunto do e-mail com bastante precisão.
Por exemplo, em certo momento o usuário diz para a amiga levar alguma coisa e o sistema completa com "salgadinhos e salsinha". Ele diz que fará algo e o sistema completa com "guacamole".
Além disso, o sistema também sugere um horário para a reunião e completa com o endereço do usuário quando ele vai escrever onde mora para a amiga visitar.
Esses exemplos mostram o cuidado do sistema em oferecer sugestões de frases úteis e que realmente poupem tempo para os usuários. Provavelmente o sistema foi alimentado com milhões e milhões de frases e conversas para entender como sugerir boas frases tematicamente.
O Smart Compose estará disponível na versão americana do Gmail no fim do mês, mas não tem data para chegar ao resto do mundo (por causa das diferenças de idioma).
Vamos torcer para que o conteúdo chegue logo ao Gmail do Brasil já que ele parece ser muito útil para agilizar a vida de quem precisa responder muitos e-mails no trabalho ou na vida pessoal.
E aí, o que achou da novidade?