Você já assistiu Exterminador do Futuro? No longa, uma inteligência artificial chamada Skynet acaba liderando uma revolução das máquinas contra os seres humanos e domina o planeta, enviando um Exterminador para o passado para matar a mãe de John Connor, o líder da rebelião no futuro.
Com os avanços tecnológicos na área de Inteligência Artificial que estamos fazendo no momento, é bem possível que esse dilema esteja no nosso futuro em breve: e se desenvolvermos uma inteligência artificial capaz de nos destruir? Como agir? Como combatê-la?
O Google tem liderado o campo dos estudos em Inteligências Artificiais e agora está se precavendo contra isso.
Segundo o Business Insider, o Google contratou três especialistas em inteligência artificial para trabalhar na DeepMind, sua empresa especializada no assunto, para poder compor um grupo de segurança em inteligência artificial.
Ou seja: o Google está compondo uma força-tarefa para proteger a Humanidade de uma inteligência artificial capaz de nos destruir, como a Skynet.
Os contratados do Google são Viktoriya Krakovna, Jan Leike e Pedro Ortega. Krakovna é uma das fundadoras do Future of Life Institute e tem Ph.D. em estatística pela Universidade de Harvard. Mentes como Stephen Kawking e Elon Musk fazem parte do seu instituto, que se dedica a combater os riscos existenciais que a humanidade possa enfrentar ou já enfrenta atualmente, em especial o risco da inteligência artificial.
Leike é um dos pesquisadores do Future of Humanity da Universidade de Oxford. Oxford é uma das maiores universidades do Reino Unido e do mundo e também conta com uma força tarefa para combater os perigos do nosso futuro, sendo Leike um dos principais pesquisadores nesse caso.
Já Ortega tem PhD em aprendizagem de máquina pela Universidade de Cambridge e é um dos grandes nomes em termos de inteligência artificial atualmente.
Apesar de todo o risco envolvido e da precaução da DeepMind, o trabalho com inteligência artifical que a empresa tem feito é excelente e tem fornecido incríveis soluções para a humanidade, até mesmo na luta contra o câncer.
Com essa força tarefa, é provável que o trabalho deles fique mais seguro e suas inovações possam beneficiar a todos.