Vira e mexe nós vemos algum golpe no WhatsApp pegar centenas de milhares de pessoas. O aplicativo tem se tornado a principal forma de praticar phishing no mundo inteiro atualmente.
Dessa vez, o novo golpe do WhatsApp envolve uma famosa lanchonete, a rede de fast food Burguer King.
O golpe promete enviar "cupons de descontos" de R$ 50 para lanches na rede. Para ganhar esses cupons, a vítima precisa se registrar em um site falso.
Após clicar no link que é compartilhado pelo WhatsApp, a vítima é direcionada para um site com informações sobre a "promoção". O golpe é disfaçardo de uma "simulação de pesquisa", onde você supostamente teria de fornecer alguns dados para poder receber o tal cupom.
Na verdade, a ideia dos golpistas é variada.
Em primeiro lugar, eles querem seus dados e opiniões para otimizar exibições de anúncios e planejar outros golpes.
Em segundo, eles exibem anúncios escondidos em iframes na página dos "resultados" do seu teste, o que gera renda direta aos criminosos.
Além disso, eles ainda usam um código para tentar verificar o tamanho da sua tela e, com isso, identificar se você está acessando via computador (pelo WhatsApp Web) ou pelo celular. Se for pelo computador, eles tentarão forçar a instalação de uma extensão do Google Chrome.
Com essa extensão, eles poderiam fazer engenharia social e ter acesso a muitas informações suas e planejar outros golpes mais maliciosos.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, lembre-se de sempre verificar mais de uma vez os links que clica no WhatsApp.
Além disso, sempre que alguém prometer algum "bônus incrível", "sorteio imperdível" ou "cupom de desconto" de alguma marca famosa, como o Burger King, faça uma pesquisa rápida nas redes sociais dessa marca ou no Google para ver se é verdade. Se for uma promoção verdadeira, a própria empresa vai dizer - e será mais seguro clicar no link oficial.
Além disso, não forneça suas informações pessoais para nenhuma fonte não confiável na Internet, nem compartilhe mensagens suspeitas com seus amigos e familiares.
Lembre-se de que nenhuma empresa vai pedir para você compartilhar algum link pelo WhatsApp, ok? Isso porque não dá para verificar o alcance desse link, ao contrário do Facebook, por exemplo, que permite que as empresas possam ver para onde seus links foram.
Por isso, se pedir para compartilhar link pelo WhatsApp, em 99% dos casos será um golpe.