Que os carros autônomos serão frequentes no futuro, ninguém duvida. Daqui alguns anos, será mais fácil encontrar um carro sem motorista do que um com um motorista humano.
A GM, porém, quer antecipar essa realidade. A empresa anunciou hoje o Cruise, um veículo totalmente autônomo, sem a menor necessidade de volantes ou pedais, e cujo lançamento está marcado para 2019.
Apesar de não dar grandes detalhes sobre o veículo (não sabemos como os controles funcionarão ou outras informações sobre a interface), a GM mostrou o design do carro e liberou um vídeo com o conceito do veículo (que você pode ver aqui).
Como é possível ver no vídeo, o carro terá espaço para 5 pessoas, como um veículo tradicional, e uma tela com GPS para todos os ocupantes do carro, com todos podendo conferir o trajeto do carro.
Além disso, o design do veículo é relativamente simples, sem nada muito avançado (os próprios sensores do veículo estão a mostra na parte superior do carro, enquanto as artes conceituais de carros para o futuro mostram os sensores escondidos).
Apesar de ter planos para lançar o Cruise em 2019, a GM não afirmou quantas unidades do veículo serão lançadas (não sabemos se será um lançamento em larga escala ou localizado, para testes) e nem o preço desses carros, claro.
Além disso, existe um problema no lançamento do carro chamado NHTSA, o órgão dos EUA que é responsável por administrar o tráfego e o trânsito nos EUA.
O órgão ainda não se decidiu como regulamentar os veículos autônomos, especialmente um desses que não possui volante ou pedais para um possível controle manual.
Assim, fica difícil ver como o NHTSA iria regulamentar essa situação já que não existe a possibilidade de um controle humano em caso de acidente.
Esse carro será, claro, um grande marco na história do automobilismo e precisa ter um lançamento perfeito para não criar estigmas ou preconceitos com os carros autônomos.
Como já era esperado, não há previsão para o lançamento do Cruise no Brasil. Teremos de aguardar para ver o sucesso do veículo nos EUA para especular sobre um lançamento nacional.
E aí, o que achou desse carro autônomo? Acha exagero esperar por um desses no ano que vem ou não vê a hora de poder andar por aí sem dirigir? Deixe seu comentário abaixo!